Vídeo: onça escala parede e quase foge de fosso no Zoo de Brasília
Em uma das imagens registradas, a onça coloca as patas para fora da grade de proteção e uma mãe tira uma criança de perto do gradeado
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das onças do Zoológico de Brasília escalou a parede do fosso onde vive, mas, por pouco, não fugiu do recinto, na última quinta-feira (28/12). A cena foi toda filmada por visitantes do Zoo, que se assustaram, mas não deixaram de registrar o momento.
Apesar do perigo iminente, o episódio foi captado por diversos celulares das pessoas que passeavam pelo zoológico. Nas imagens, é possível ver que alguns frequentadores até recuaram, com a proximidade do animal, mas, depois, se aproximaram ainda mais do felino, para filmar o momento inusitado.
Veja o vídeo:
Em uma das imagens, a onça coloca as patas para fora da grade de proteção, e uma mãe tira a criança de perto do gradeado.
Uma pessoa que não quis se identificar informou ao Metrópoles que os animais estão muito ansiosos, e há relatos de que a alimentação tem sido regrada.
Em nota, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília informou que não houve risco para os visitantes, mas que mesmo assim está adotando medidas para garantir a segurança de todos, como a instalação de cerca elétrica nos recintos.
Questionados sobre ansiedade e falta de comida, o Zoológico informou que cada onça consome 3kg de carne por dia, além de suplementos alimentares. A fundação negou que a aproximação do felino tenha sido resultado de ansiedade.
“A subida da onça foi um reflexo de seu instinto curioso”, declarou o diretor de mamíferos do Zoológico, Leandro Drigo. “A cerca elétrica instalada no recinto é uma medida paliativa e não oferece risco ao animal, já que é uma voltagem muito baixa. Reforçaremos nossos mecanismos de segurança aumentando a grade do recinto, para evitar novos episódios como este”, completou.
Leia a nota na íntegra:
É com o compromisso de transparência e segurança que o Zoológico de Brasília comunica à população sobre o recente incidente envolvendo uma onça-pintada nessa quinta-feira (28/12).
Informamos que a onça não saiu do recinto. O que ocorreu foi uma aproximação do animal da grade de contenção superior e não houve risco para os visitantes.
O Zoológico está tomando medidas imediatas para garantir a segurança de todos. Além dos mecanismos de segurança já existentes, uma cerca elétrica está sendo instalada para evitar situações semelhantes no futuro. Novas barreiras físicas também serão implementadas.
Reiteramos que a equipe especializada do Zoológico está monitorando de perto o comportamento dos animais e mantendo a vigilância constante para assegurar a integridade de todos. A segurança e o bem-estar dos visitantes e animais são prioridades absolutas.
Agradecemos a compreensão da comunidade e reafirmamos nosso compromisso com a preservação da vida selvagem e a experiência segura e educativa que oferecemos a todos que nos visitam.