metropoles.com

Vídeo: na fila da eutanásia, cadela tem vida salva pela Justiça no DF

Marvel foi entregue ao Centro de Zoonoses como portadora de leishmaniose, mas cadela está assintomática e tem chance de êxito no tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/WhatsApp
Foto colorida da cadela
1 de 1 Foto colorida da cadela - Foto: Reprodução/WhatsApp

Nesta terça-feira (31/5), a cadela Marvel teve a vida salva pela Justiça do Distrito Federal. A cachorrinha estava na fila do Centro de Zoonoses, na Asa Norte, para ser sacrificada quando uma decisão judicial deu esperança ao animal.

A ação que libertou Marvel foi movida pelo Projeto Adoção São Francisco, representado pela advogada Ana Paula Vasconcelos, especialista em direito animal. A cadelinha foi entregue à Zoonoses como portadora de leishmaniose. Mas, de acordo com a advogada, a cadela é totalmente assintomática e tem grandes chances êxito no tratamento. “A eutanásia nunca pode ser a primeira opção”, diz a defensora.

“A apresentação dos exames para as adotantes foi muito confusa e pouco transparente, vamos aguardar a juntada dos exames no processos judicial para melhor análise”, disse Ana.

A defensora afirma que não houve uma contraprova apresentada pelo centro. Segundo ela, a partir de agora, todos os exames serão repetidos em Marvel o quanto antes e, mesmo que ela esteja de fato com leishmaniose, a doença é tratável.

Veja o vídeo da cadela Marvel:

A Justiça determinou que a cadela seja entregue a uma cuidadora, que terá a obrigação não só de se responsabilizar por ela, como também evitar que a doença – caso Marvel esteja mesmo com leishmaniose – , seja propagada.

“Como contracautela, comino à cuidadora a obrigação de não apenas empreender as ações voltadas ao tratamento do animal, mas sobretudo de prevenção contra a proliferação da moléstia, resguardando o animal de condições que possam propiciar a propagação dos elementos patógenos respectivos, apontou a Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, órgão julgador do caso”, cita na decisão o juiz Carlos Frederico Maroja.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?