metropoles.com

Vídeo mostra momento em que homem em surto psicótico é baleado por PMs

De acordo com a PMDF, os policiais atiraram contra o jovem pois ele estava armado com facão e “muito agressivo e fazendo diversas ameaças”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Homem em surto psicótico morre após ser baleado
1 de 1 Homem em surto psicótico morre após ser baleado - Foto: Reprodução

A 19ª Delegacia de Polícia (Setor P Norte) investiga as circunstâncias de uma abordagem de policiais militares do Distrito Federal que terminou com a morte de um homem em surto psicótico na última terça-feira (20/2), no Sol Nascente.

Janderson Rocha dos Santos (foto em destaque)de 33 anos, tinha esquizofrenia e foi atingido por um tiro no peito.

Os militares foram acionados pela mãe do jovem por volta das 21h. Ao chegarem à Chácara 89 do Sol Nascente, a mulher informou à equipe que o filho estava “muito agressivo e fazendo diversas ameaças”.

De acordo com a PMDF, o homem também estava armado com um facão. Na abordagem, ele teria ferido um policial com um objeto de vidro.

“Após tentativas de conter o indivíduo com verbalização e gás espargidor [lacrimogêneo], ele continuou a investir contra a equipe, populares e bombeiros”, informou a corporação.

Imagens feitas por um dos policiais que atendeu a ocorrência mostram o momento que Janderson anda em direção aos militares portando a arma branca. “Para, deita no chão. Solta a faca”, pede um dos PMs.

Veja o vídeo da abordagem: 

 

Na sequência, é possível ver quando o policial que apontava uma arma de fogo efetua dois disparos em direção ao homem, que é atingido e cai.

O militar que realizava a gravação pede imediatamente aos bombeiros que também atuavam na ocorrência para prestarem socorro.

Em seguida, a mãe de Janderson aparece ao lado dele acusando os policiais de terem matado o filho dela. “Poxa, vocês mataram o meu filho, cara. O meu filho tem problema, todo mundo sabe disso”, grita a mulher.

Segundo a corporação, os disparos foram realizados contra o tronco porque era o local que poderia cessar a agressão.

O homem foi socorrido pelos bombeiros, mas não resistiu ao ferimento e morreu no local. Por meio de nota, a Polícia Civil do DF informou que “os agentes valeram-se, moderadamente, dos meios necessários e disponíveis para defenderem-se da injusta agressão perpetrada pelo autor”.

“Foi instaurado Inquérito Policial. Os laudos periciais são aguardados para encaminhamento ao Poder Judiciário para a análise final”, finalizou a PCDF.

A PMDF também informou que o pai de Janderson já havia solicitado apoio da corporação, em dezembro de 2023, por um surto semelhante e que o homem tinha antecedentes, sendo preso por tentativa de assalto, em 2018, mas sem registro de armas e ocorrência na ocasião.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?