Vídeo mostra esgoto e baratas na cozinha de creche em área nobre do DF
Segundo famílias, a creche é um local insalubre e a alimentação apresentada no cardápio não seria a mesma entregue para as crianças
atualizado
Compartilhar notícia
Após crianças passarem mal com sinais de intoxicação alimentar, pais flagraram condições insalubres na cozinha da creche Casa da Nanny, no Sudoeste, bairro nobre do Distrito Federal, na noite de sexta-feira (10/5).
Vídeos feitos no local mostram esgoto correndo pela janela, baratas e mosquitos pelo local de preparo dos alimentos. Algumas mães deixaram a creche chorando após o flagrante.
Veja:
Diversas crianças começaram a passar mal a partir de quarta-feira (8/5) com sintomas de intoxicação alimentar, como vômitos e diarreia. Nos casos mais extremos, houve necessidade de internação hospitalar.
Pais questionaram a qualidade da alimentação para a direção da creche. A princípio, a equipe responsável pela instituição negou qualquer falha na merenda e ainda argumentou que as crianças teriam passado mal por causa de uma virose.
Segundo as famílias, aproximadamente 15 crianças tiveram sintomas de intoxicação alimentar. Além das condições insalubres da cozinha, os pais descobriram mofo em panos, babadores e muitos buracos nas paredes.
Confira:
A direção da creche comunicou aos pais que pretende fechar a unidade durante uma semana para corrigir os problemas, sem oferecer alternativa de atendimento.
Cardápio em xeque
O cardápio da creche é semanal. Mas, segundo algumas famílias, a lista não foi apresentada na primeira semana de maio. Assim, os pais não souberam o que estava sendo servido para as crianças.
Na quinta-feira (9/5), o cardápio apresentado para a janta coincidiu com os alimentos que as crianças vomitaram: arroz, feijão e frango. A creche havia previsto galinhada e caldo de feijão.
O almoço de quinta-feira (9/5) previa um feijão preto com carne, beterraba, brócolis e arroz. As famílias tiveram acesso a um prato que só tinha arroz, feijão e metade de um brócolis.
Pelas redes sociais, uma das mães desabafou e pediu Justiça. Ela classificou as condições da creche como “uma cena de horrores”.
Ouça:
Dia das Mães cancelado
Às 20h de sexta-feira, a creche cancelou a comemoração dos Dia das Mães, prevista para este sábado (11/5).
Famílias também alegam que a creche ainda não entregou o material individual das crianças. Desde janeiro, pais contaram que pagaram 12 parcelas de 99,90 pelos itens pedagógicos e livros. Até maio, receberam apenas os livros.
Outro lado
O Metrópoles tentou contato com a direção da creche Casa da Nanny. A instituição enviou nota e reforçou a tese de que o local passou por um surto de virose. Além disso, afirmou que enviou os alimentos para testes para averiguar a suposta intoxicação alimentar.
“Não há esgoto aberto na cozinha. Em relação ao cardápio servido, garantimos que é seguido todo o cronograma enviado aos pais pelo canal direto com os pais e responsáveis. Queremos deixar claro que a instituição possui toda a documentação válida para o funcionamento junto a vigilância sanitária”, ressaltou o comunicado.
A direção ainda destacou que segue o cardápio oferecido, bem como que possui toda a documentação válida para o funcionamento junto a vigilância sanitária. “Nossa principal preocupação é o bem-estar dos menores”, afiançou a direção da creche da Nanny.
Leia a nota completa:
“Primeiro, gostaríamos de agradecer o contato e o espaço para esclarecimentos. No que tange às acusações encaminhadas, informo que estamos cientes e começamos a adotar medidas sobre tais situações. O primeiro ponto trazido é acerca da intoxicação alimentar. É necessário esclarecer que houve um surto de virose em Brasília e, consequentemente, os alunos matriculados tiveram tais sintomas [relatados]. No momento em que os pais levantaram [a hipótese de] uma suposta intoxicação alimentar, uma amostra de todas as refeições servidas foi enviada para análise, em 9/5/2024, ao laboratório Quinosan. Porém, o resultado só está previsto para 20/5/2024, após as 14h. De todo modo, ressaltamos que todos os cuidados e procedimentos são seguidos à risca pela instituição. No que se refere às baratas e à higiene na instituição de ensino, garantimos que toda a prevenção é realizada. Em 26/4/2024, foi realizada a última dedetização pela empresa Líder Serviços de Controle de Pragas. Além disso, garantimos veementemente que não há esgoto aberto na cozinha. Em relação ao cardápio servido, garantimos que é seguido todo o cronograma enviado aos pais pelo canal direto com os pais e responsáveis. Queremos deixar claro que a instituição tem toda a documentação válida para o funcionamento junto à vigilância sanitária. Além disso, a equipe jurídica e administrativa se reuniu nesta manhã [de segunda-feira, 13/5] na escola, para alinhar as medidas necessárias a um melhor funcionamento e [uma melhor] estrutura. Na próxima semana, as aulas estarão suspensas e, na segunda-feira [13/5], será iniciada manutenção para melhorias em toda a instituição, cujos funcionários passarão por treinamento e capacitação. Queremos deixar claro que nossa principal preocupação é o bem-estar dos menores, e aproveitamos o espaço para lamentar o ocorrido e garantir que toda a equipe está empenhada em implementar todas a melhorias necessárias o mais breve possível.
Atenciosamente, Assessoria Jurídica da Casa da Nanny.“
Novas providências
Na segunda-feira (13/5), a direção da escola informou que para garantir o atendimento dos alunos durante a suspensão temporária das aulas, entre 13 e 17 de maio, a unidade da Asa Sul está recebendo aqueles que desejarem frequentar as aulas nessa localidade.
A direção da escola também prestou explicações ao Conselho Tutelar e enviou ofício para a Vigilância Sanitária, informando todas as medidas adotadas após o episódio.
Creche apresenta documentação:
A escola ainda argumentou que criou um Comitê de pais e responsáveis para acompanharem, de forma direta, o que está sendo realizado na unidade, juntamente com o corpo técnico.
Os responsáveis pela escola também ressaltaram que enviaram amostras dos alimentos da última refeição servida para análise no laboratório Quinosan. O resultado está previsto para 17 de maio.
Laudo
Após a reportagem publicada, a escola enviou nova manifestação, dessa vez para apresentar o resultado de um laudo particular que supostamente comprovaria que não houve falhas no manuseio dos alimentos. Leia abaixo:
“De acordo com a defesa da creche Casa da Nanny, foi confirmado que os alimentos oferecidos pela creche são próprios para o consumo e estão em conformidade com os padrões legais vigentes, descartando, portanto, a possibilidade de infecção alimentar. A análise microbiológica realizada pelo laboratório Quinosan considerou as amostras dos alimentos “feijão” e “galinhada”. Paralelamente, a direção da creche afirmou que está em fase final a execução de reparos, manutenção e melhorias nas instalações da
unidade do Sudoeste e que retomada das atividades está prevista para a segunda-feira (20)”.