Vídeo: moradores do Guará enfrentam mais de 50 horas sem água
Desabastecimento afeta das QEs 38 a 50, e moradores precisam da ajuda de parentes, amigos e conhecidos para tomar banho e estocar água
atualizado
Compartilhar notícia
Moradores do Guará enfrentam, nesta sexta-feira (23/6), mais de 50 horas sem água. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) anunciou uma “interrupção pontual” do abastecimento na quarta-feira (21/6). No entanto, até o início desta tarde, torneiras e duchas da região administrativa continuavam secas.
Assista:
“Como era prevista, tudo bem. Estávamos nos preparando para isso. O problema é que a água não retornou”, reclama Mariana Paiva Soares, 28 anos. Além dela, outros moradores da região registraram pedidos de explicações e cobranças pelo reabastecimento junto à Caesb.
Na noite de quinta-feira (22/6), os moradores receberam a informação de que o problema afetou desde a QE 38 até a QE 50. Assim, a população precisou se deslocar à casas de parentes, amigos e conhecidos para conseguir tomar banho e fazer estoques de emergência.
Quem não teve esse apoio, precisou recorrer a galões. “Nunca havia tido um período tão longo sem água. É absurdo demais. Completaram-se mais de 50 horas”, desabafou Mariana. “No Guará 1, no centro do Guará 2 e no Lúcio Costa, o fornecimento foi normalizado, mas só nessa região [das QEs 38 a 50] continua assim. É um absurdo.”
Conta mais cara
Nesta sexta-feira (23/6), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) anunciou um reajuste de 5% aplicado sobre as tarifas de água e esgoto de todos os imóveis da capital do país. O aumento na conta passa a valer em 1° de agosto.
O Metrópoles questionou a Caesb sobre o problema. Em nota, a companhia se desculpou pelo problema e informou que a situação será resolvida “gradativamente”.
“Em 21/6, houve a interrupção programada no fornecimento de água, para interligação de nova rede à subadutora que atende a região do Guará. Essas obras são necessárias para melhoria do sistema distribuidor de água da localidade. No entanto, foi necessário estender a suspensão no fornecimento, em razão da complexidade das obras, com retomada gradual na região. No período em que o abastecimento era regularizado, uma válvula apresentou problema e precisou ser trocada. A regularização da distribuição ocorrerá gradativamente”, destacou.