metropoles.com

Vídeo: moradores de rua são flagrados colocando doações em carro

Com crianças no colo e instalados no canteiro entre quadras do Plano Piloto, homens e mulheres levaram sacolas para o veículo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
moradores-de-rua-1
1 de 1 moradores-de-rua-1 - Foto: Reprodução

Um vídeo que começou a circular no WhatsApp neste sábado (28/12/2019) mostra supostos moradores de rua colocando o que seriam doações recebidas em um Renault Sandero de quatro portas.

O caso, segundo relatos nas redes sociais, teria ocorrido nos últimos dias, na altura das quadras 111/112 Norte, mas não é possível confirmar a data nem o local exato. O veículo, aparentemente novo, custa em média R$ 40 mil. A movimentação chamou a atenção de quem passava pelo local.

Ao observar a família, com crianças de colo, que havia montado acampamento na grama do local usando o Sandero, moradores da região iniciaram discussões nos grupos da prefeitura da Asa Norte.

A indignação gira em torno de um possível “favorecimento” ou falsidade ideológica com aproveitamento da solidariedade das pessoas. Um dos moradores afirma existir “uma ‘indústria’ de mendicância”: “Pessoas que não são, de fato, miseráveis, mas se instalam na rua porque é lucrativo. Fazer doações na rua não é uma boa opção”, alerta um integrante do grupo de WhatsApp.

Assista ao vídeo:

Ao saber da situação, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) afirmou que fará uma abordagem social na região para possíveis encaminhamentos. A investigação se há falsidade ideológica ou não é de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública, disse a pasta.

Crescimento

Segundo levantamento da Sedes, neste fim de ano o número de pessoas em situação de rua cresceu cerca de 20%. São famílias que relatam residir no Entorno do Distrito Federal e que vêm para o DF no intuito de arrecadar doações e retornam às suas casas posteriormente.

“Preparado para esse incremento, o Serviço Especializado de Abordagem Social de Rua foca a atuação em regiões mais estratégicas, como nas áreas centrais de Brasília, oferecendo tanto o acolhimento quanto o retorno domiciliar. Porém, são pessoas que não buscam necessariamente o atendimento socioassistencial do DF. O foco é a caridade das pessoas”, disse a pasta, por meio de nota.

A atuação da secretaria é semanal em todos os pontos mapeados, por meio da abordagem social. No DF, existem atualmente 3 mil pessoas em situação de rua. Os principais pontos são Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga.

“O trabalho é feito diariamente, com 30 equipes de abordagem de rua. Durante esse trabalho, nos espaços públicos, são apresentados os serviços socioassistenciais e oferecido encaminhamento psicossocial, ou para um dos centros de atendimento ou no núcleo de acolhimento da pasta”, exemplificou a Sedes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?