metropoles.com

Vídeo: militares retomam buscas por píton solta por engano pela PMDF

Operação havia sido suspensa nessa sexta e foi retomada na manhã deste sábado (9/4). Zoológico continua apoiando a polícia na caçada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PMDF
Buscas piton
1 de 1 Buscas piton - Foto: Divulgação/PMDF

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) retomou, na manhã deste sábado (9/4), as buscas pela píton solta por engano em uma região de mata, nas proximidades do Gama.

Veja as imagens desta manhã:

Na noite de sexta-feira (8/4), a procura havia sido interrompida. A PM informou que as buscas não continuaram durante a madrugada devido à falta de iluminação natural.

A operação está concentrada na área próxima ao Balão do Periquito, onde a cobra foi solta na quinta-feira (7/4). Na ocasião, o animal de mais de 2 metros foi capturado pelos policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental da PM, que acharam que se tratava de uma jiboia.

O único problema é que o animal era, de fato, uma Python Molurus, serpente exótica nativa da Ásia. Fora do seu ecossistema nativo, a píton torna-se uma espécie invasora e pode trazer riscos à cadeia alimentar do Cerrado. Agora, com o apoio do Zoológico de Brasília e demais órgãos ambientais, a PM busca pela píton.

Veja o momento em que a cobra foi solta:

Alertas

A confusão foi revelada após internautas lerem a reportagem do Metrópoles e sinalizarem, nas redes sociais do veículo, para o erro de identificação da serpente por meio da PMDF. O biólogo e médico veterinário Ayrton Katsuyama alertou para o engano dos militares. Segundo explica o especialista, que trabalha com resgate de animais silvestres, é possível ver a diferença entre as cobras pelo padrão de pele.

“Sei que é a píton pela de cor da pele. É só bater o olho: o padrão da píton é um rajado, como se fosse um painel de pedras, com a faixa branca entre essas pedras. O padrão da jiboia é bem diferente. É como se fosse a diferença do padrão do tigre com o da onça pintada”, explicou Katsuyama.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?