metropoles.com

Vídeo: jovem de 22 anos denuncia ataque homofóbico em shopping do DF

Caso é investigado pela Polícia Civil e pela Câmara Legislativa. Loja onde ocorreu episódio afastou funcionário por negligencia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Redes sociais
Denuncia-de-agressão-homofóbica-no-Dia-dos-Namorados-4
1 de 1 Denuncia-de-agressão-homofóbica-no-Dia-dos-Namorados-4 - Foto: Reprodução/ Redes sociais

A Polícia Civil do Distrito Federal investiga a agressão de um homem contra um jovem de 22 anos. Segundo a vítima, a violência foi motivada por homofobia. A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do DF (CLDF) também acompanha o episódio.

O microempresário Vinicius Gama Furtado estava com o marido em um loja de roupas de um shopping em Brasília na sexta-feira (12/06). “Esse homem começou a fazer piadas homofóbicas com a gente”, contou.

“Ele falou que eram roupas de viado várias vezes”, completou.

Veja o momento da agressão:

Segundo Vinicius, a situação gerou incômodo. Ele, então, pediu respeito. “Nisso, ele já ficou super estressado e já veio para perto de mim dizendo que respeitava, mas que não aceitava homossexuais”, afirmou.

“Depois disso, veio a primeira agressão. Ele pegou de uma arara vários cabides com roupa e tudo e jogou no meu rosto e no meu pescoço”, denunciou. Segundo a versão de Vinicius, o segurança da Lojas Renner se aproximou, mas não teria feito nada para interromper as agressões.

“Nisso, o cara começou a me empurrar, a me xingar, a falar vários palavrões para o meu marido. E eu falando com o segurança”.

Tapa na cara

Vinicius conta que o agressor estava acompanhado de uma mulher. “Ela o segurou bem forte. Acho que ele teve o braço machucado por conta disso, porque nem eu nem meu marido encostamos nele”, relatou.

Neste momento, em função do machucado, o homem teria partido para cima de Vinicius. “Ele vem e me dá um tapa na cara”, pontuou. Nesse momento, de acordo com o microempresário, o segurança da loja tentou conter o marido dele, mas não o agressor.

Denúncia

Segundo o presidente da comissão da Câmara, deputado distrital Fábio Felix (PSol), o caso será encaminhado para o Ministério Público do DF Territórios (MPDFT).

“As lojas precisam criar políticas para prevenir casos de LGBTfobia. Precisam dialogar com seus funcionários. Isso é importante e urgente, pois nos assusta muito o fato que um trabalhador não fez nada na hora”, explicou o parlamentar.

3 imagens
Marca do tapa estava evidente até segunda-feira
Vinicius formalizou denúncia na PCDF e na CLDF
1 de 3

Vinicius denunciou suposta agressão homofóbica em pleno Dia dos Namorados

Reprodução/Rede sociais
2 de 3

Marca do tapa estava evidente até segunda-feira

Reprodução/Rede sociais
3 de 3

Vinicius formalizou denúncia na PCDF e na CLDF

Material cedido ao Metrópoles

 

Investigação

O caso é investigado na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin).

Como o caso permanece em investigação e a PCDF não se pronunciou sobre as circunstâncias das agressões, a identidade do homem permanecerá preservada nesta reportagem.

Em nota, a Renner lamentou o episódio e comunicou o afastamento do segurança.

Confira o texto na integra:

A Lojas Renner lamenta imensamente o ocorrido. Imediatamente, iniciamos um processo de apuração interna e afastamos, temporariamente, o colaborador que presenciou o caso. Também já nos colocamos à disposição do Vinícius Gama Furtado para colaborar no que for necessário e entregaremos as imagens de nosso circuito interno de TV para as autoridades competentes, assim que solicitadas.

Além disso, realizaremos uma revisão interna dos processos de treinamento para todos os colaboradores. É importante esclarecer que a orientação atual para nossos colaboradores de lojas é de não ter nenhum contato físico com os clientes, utilizando apenas orientações verbais.

A companhia repudia todo tipo de agressão e não compactua com qualquer forma de preconceito. Este caso vai completamente contra os nossos valores e tomaremos as medidas necessárias.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?