metropoles.com

Vídeo: helicóptero do Detran transporta coração doado a jovem do DF

Coração foi o 12º transportado para transplante pelo Detran em 2024. Além de corações, já foram transportados 4 fígados, um rim e 6 córneas

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Saiki/Agência Brasília
transporte-coração
1 de 1 transporte-coração - Foto: Vinícius Saiki/Agência Brasília

Na última semana, uma força-tarefa do Governo do Distrito Federal (GDF) transportou um coração de Santa Helena de Goiás (GO) que seria transplantado em uma paciente da rede pública da capital federal. O órgão veio de um doador de 18 anos que faleceu no município goiano. A receptora do órgão, com sangue raro, já recebeu o coração.

Foi o 12º coração transportado pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF) somente em 2024. Em 2015, teve início a parceria entre o Detran-DF e a Secretaria de Saúde do DF (SES) e outras corporações, como Polícia Militar (PMDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além dos corações, já foram transportados quatro fígados, um rim e seis córneas. Missão que é cumprida a bordo do helicóptero Sentinela.

De acordo com o GDF, para que os pacientes receptores ganhem uma nova chance, toda a comunicação e o deslocamento devem acontecer de forma eficiente.

Logo que a Central Estadual de Transplantes (CET) da SES-DF foi informada que havia um coração compatível com a paciente de Brasília, o Detran-DF foi acionado para realizar o transporte da Base Aérea de Brasília para o Hospital das Forças Armadas (HFA). O trajeto leva cerca de cinco minutos.

Veja o coração sendo transportado:

Doações

Normalmente, os doadores são pacientes que sofreram morte encefálica em unidades de terapia intensiva (UTIs). Após a confirmação do quadro, é necessário obter o consentimento da família para a doação de órgãos.

A distribuição segue critérios rigorosos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), e a prioridade é dada com base em fatores como compatibilidade sanguínea e tecidual, gravidade da doença do receptor, tempo em lista de espera e urgência do caso. Tudo coordenado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?