Vídeo: fiéis encaram caminhada de 28km e subida de joelhos no Morro da Capelinha
Encenação da Via-Sacra começa às 14h30. Centenas de fiéis chegaram ao Morro da Capelinha para acompanhar tradicional evento de Planaltina
atualizado
Compartilhar notícia
Horas antes do início da tradicional encenação da Via-Sacra de Planaltina (DF), o Morro da Capelinha reúne milhares de cristãos, em ato de emoção e fé.
Fiéis de diversas idades e de todos os cantos do Distrito Federal chegaram ao local nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (7/4). Como forma de manifestar a religiosidade, centenas de pessoas sobem o morro de joelhos, enquanto fazem orações ou recolhem-se em momentos pessoais de reflexão.
Veja imagens:
Cristão, o motorista Peter Lincoln, 37 anos, percorreu 28km, de Sobradinho 2 até o topo do morro, para pagar uma promessa feita em 2022. Além de caminhar pelo longo trajeto, o fiel carregou uma cruz durante todo o caminho.
“Este é um dia de muita felicidade, de muita gratidão. São 28km de muita fé. Estou finalizando não só um sacrifício, mas uma promessa. E esse sacrifício tem um nome, que é Davi, o filho de um amigo, que se encontra hospitalizado”, relatou.
Assista:
A analista fiscal Giana Maria do Nascimento, 43, fez o percurso de 1,2km — da base até o topo do Morro da Capelinha — de joelhos, acompanhada da filha Aylla Maria, 4, para pagar uma promessa feita pela criança.
“Esta é minha terceira vez. Vim para pagar a promessa que eu fiz a minha filha. Ela nasceu com um problema chamado cranioestenose, que é o fechamento da suturas do crânio, e teve de passar por uma cirurgia aos 8 meses. O médico falou que ela precisaria fazer essa operação novamente, e fiz essa promessa para que ela fosse curada. Creio que ela tenha sido e que não vai precisar passar por outro procedimento”, contou Giana Maria.
Outra pessoa que subiu o morro de joelhos para pagar uma promessa foi o vendedor Olimpio França, 27. No entanto, por envolver “algo muito pessoal”, ele preferiu não detalhar o motivo do comprometimento religioso.
“Foi por uma promessa que fiz. É a primeira vez que venho, e subi de joelhos para pagá-la. Fico feliz demais pelo que Deus fez por mim”, agradeceu.
Transporte
A encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo antes da ressurreição, segundo a Bíblia, começará às 14h30. A expectativa da Secretaria de Turismo (Setur) é de que até 150 mil fiéis passem pelo local. O trânsito na região passou por mudanças nesta sexta-feira (7/4), devido ao evento.
Confira:
O público interessado em acompanhar a Via-Sacra no Morro da Capelinha terá opções de transporte coletivo no feriado da Sexta-Feira da Paixão. Os ônibus do Distrito Federal circularão com tabela de domingo, e a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) reativará quatro linhas para atender a população que irá ao evento.
A linha 504.2 sairá do Terminal de Sobradinho, enquanto a 504.3 deixará o Terminal de Sobradinho II, ambas rumo ao Morro da Capelinha.
A linha 609.2 circulará entre o Terminal de Planaltina e o Morro da Capelinha, e a 617.1 partirá da Rodoviária do Plano Piloto, também em direção ao local da Via-Sacra, na Plataforma A, Box 4.