Vídeo: fazendeiro que ameaçou Ibaneis diz que PMDF liberou invasão de caminhões na Esplanada
Os ruralistas falam abertamente sobre uma suposta reunião feita com o comando da PM. SSP diz que autorizou apenas veículos para exposição
atualizado
Compartilhar notícia
Investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) por promover uma série de ameaças registradas em vídeo contra o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), o fazendeiro goiano André Luiz Bastos Paula Costa, voltou a se envolver em polêmica.
Desta vez, o pecuarista gravou um vídeo na companhia de outras duas pessoas, onde ele alega ter negociado com a Polícia Militar do DF (PMDF) a entrada dos caminhões na Esplanada dos Ministérios quando a via já estava fechada pela corporação, na noite de segunda-feira (6/9).
Nas imagens, os ruralistas falam abertamente sobre uma suposta reunião feita com o comando da PMDF. “A corporação está nos apoiando. Entraremos na Esplanada às 19h. Todo vão entrar às 19h pela Esplanada autorizados com toda a escolta para que os caminhões se formem na Esplanada de forma organizada. A polícia está nos dando todo o apoio”, disseram no vídeo.
Veja vídeo:
SSP contesta
Procurada pelo Metrópoles para comentar as afirmações dos fazendeiros, a Secretaria de Segurança do Distrito Federal (SSP/DF) informou que, na noite de segunda-feira (6/9), “manifestantes romperam barreiras de contenção colocadas no início da via S1 para bloquear o trânsito de veículos”.
Ainda de acordo com a pasta, nas reuniões, realizadas previamente com os organizadores dos grupos, ficou definido que os maquinários autorizados a participar do ato popular estariam liberados para serem estacionados ao longo da via N1, na madrugada de terça-feira (7). “Importante ressaltar que a autorização permitia apenas exposição dos veículos, como já realizado anteriormente em outras manifestações”, diz a nota da SSP.
Ameaças ao governador
A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) investigou o fazendeiro por promover uma série de ameaças registradas em vídeo contra o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). As imagens foram feitas logo após o chefe do Executivo distrital determinar o desmonte de acampamentos e a retirada de integrantes dos grupos QG Rural e 300 do Brasil da Esplanada dos Ministérios, em 13 de junho do ano passado. O autor da gravação tem histórico de violência em manifestações e teria dado uma facada no braço de um homem, em 2018.
No vídeo, André Luiz aparece em uma área rural, com uma caminhonete ao fundo. No início, ele se queixa de o acampamento onde se concentravam produtores rurais de todo o país ter sido desfeito à força pela Polícia Militar. “Governador Ibaneis, o senhor foi hoje (dia 13/06) lá no QG Rural, do lado do Ministério da Agricultura, e mandou derrubar nosso acampamento lá, né?”, diz o homem.
O integrante do grupo de extrema-direita prossegue e faz a primeira ameaça contra o chefe do Executivo local. “Pois é, governador, o senhor derrubou o acampamento de todos os produtores rurais do Brasil. Somos nós que estamos mantendo este país e nós não vamos a aceitar a truculência, a forma como o senhor agiu, senhor Ibaneis. Nós vamos mostrar pro senhor com quem que o senhor mexeu”, ameaçou.