Vídeos: acesso ao aeroporto do DF é tomado por córrego após temporal
Fortes chuvas que atingem o DF desde terça (2/1) fizeram transbordar o Córrego Riacho Fundo. Grande volume de água afetou trânsito na Epar
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das principais vias de acesso ao Aeroporto de Brasília ficou alagada na manhã desta quarta-feira (3/1), após o Córrego Riacho Fundo transbordar devido às fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal. Apenas duas faixas permaneceram acessíveis aos motoristas.
Até as 13h20, os veículos só podiam transitar na primeira faixa da esquerda e na pista exclusiva para o BRT. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) atua na região.
Assista:
Na rede social X (antigo Twitter), uma internauta compartilhou imagens do ocorrido: “Não é o sertão que vai virar mar, é o Cerrado! Nunca vi isso. O rio que abastece o Lago Paranoá [o Córrego Riacho Fundo] transbordou, e não tem como chegar ao aeroporto”.
Vila Cauhy inundada
Os temporais registrados desde essa terça-feira (2/1) causaram inundações em áreas próximas ao Córrego Riacho Fundo, como a Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, e alagamentos em diversas partes da capital do país.
Um homem e o cachorro dele precisaram ser resgatados de canoa pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), após ficarem ilhados em virtude dos alagamentos na área.
Veja imagens:
Prefeito comunitário da Vila Cauhy, Walter Marques comentou a situação. “Tem gente que sofre e muito. O pessoal mora aqui há mais de 20 anos e não sofria com isso antes. Mas a cidade cresceu, obras ocorreram, e o volume de água do córrego aumentou [após as chuvas]”, disse.
Após os registros de inundações na área, os bombeiros orientaram que os moradores saíssem de casa e retornassem apenas quando o nível da água abaixasse.
Defesa Civil do DF orienta o que fazer em caso de temporais. Confira
A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec) alertou que, em caso de emergência, as pessoas devem sair imediatamente do local de risco e avisar ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou à Defesa Civil (199).
Além disso, é possível receber alertas de chuvas fortes enviados por mensagem de texto pela Defesa Civil. Para se cadastrar, basta enviar SMS para o número 40199.