Vídeo emocionante: 248 pássaros vítimas do tráfico são soltos no DF
Ação do Ibama aconteceu na Chapada Imperial, reserva do cerrado no Distrito Federal. A maioria era de canários-da-terra
atualizado
Compartilhar notícia
Em tempos de isolamento social, uma imagem da liberdade pode significar muito. É o caso dos 248 pássaros soltos na natureza pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nesta quinta-feira (18/06), na Chapada Imperial, no Distrito Federal. As aves foram apreendidas com traficantes de animais na semana passada.
Dos 248, 218 eram canários-da-terra. Havia também pintassilgo, papa-capim, sabiá-laranjeira, trinca-ferro e pássaro-preto, entre outros. Depois de sofrerem presos em um mala, receberam a liberdade na reserva natural do cerrado.
Veja o vídeo:
Os canários-da-terra foram capturados em operação na Rodoviária Interestadual de Brasília, feita pelo Batalhão de Policiamento com Cães da Polícia Militar. Os animais estavam dentro de duas malas, em ônibus que seguia para São Paulo. Lá, seriam vendidos. As outras aves também foram apreendidas de traficantes em outras ações nas últimas duas semanas.
Segundo a PMDF, os animais estavam com um homem de 50 anos. Ele teria demonstrado nervosismo diante da presença dos militares e levantou suspeitas da corporação. Em revista, os policiais encontraram, nas malas, quatro gaiolas grandes e outras quatro menores, onde eram mantidos mais os pássaros.
Para serem devolvidos à natureza, os antes ficaram no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama no DF. Lá, passaram por triagem. Entretanto, como tinha sido recém-capturadas, não precisaram de enfrentar adaptação.
“Fizemos a soltura em uma reserva de cerrado, que é exatamente o habitat dessas aves”, comentou Rodrigo Dutra, coordenador-geral de Gestão da Biodiversidade, Florestas e Recuperação Ambiental do Ibama. Quem encontrar animais silvestres, pode ligar para o Cetas do DF nos telefones 3037-6986, 3316-2692 e 3316-9287. (Com informações do Ibama)