Vídeo: É neve? Chuva de granizo assusta moradores do DF
Forte precipitação tomou conta de algumas cidades, como Taguatinga e Ceilândia, neste domingo. Situação deve permanecer até esta segunda
atualizado
Compartilhar notícia
Algumas regiões do Distrito Federal são atingidas por fortes chuvas no início da tarde deste domingo (22/12/2019). Um morador de Taguatinga Norte mandou para o Metrópoles fotos e vídeo com imagens impressionantes.
No primeiro dia de verão, precipitações — inclusive com granizo — foram vistas na região oeste do Distrito Federal. Além de Taguatinga, a área engloba Ceilândia, Samambaia, Riacho Fundo e Recanto das Emas.
Veja vídeo:
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de estado de atenção foi divulgado. Pelo menos até o início da tarde de segunda-feira (23/12/2019), há risco de tempestades.
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, diz o aviso.
O Inmet alerta para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores por causa do risco de queda e descargas elétricas. Também não se deve estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, assim não é recomendável usar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) informou que houve alguns registros de “queda e corte emergencial de árvores, fios elétricos expostos ao chão e alguns pontos alagados, decorrentes da forte chuva na Ceilândia”. Segundo a corporação, até a publicação desta matéria, não havia vítimas feridas.
A Defesa Civil também soltou um alerta sobre a chuva de granizo. “Ventos fortes e quedas de árvores podem expor fiações elétricas”, avista o texto.
Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).