Vídeo. DF registra mais duas brigas em escolas públicas
Agressões acontecerem em colégios de Santa Maria. Secretaria de Educação diz que casos como esses “tendem a ficar cada vez mais raros”
atualizado
Compartilhar notícia
Mais dois casos de violência em escolas do Distrito Federal ocorreram nesta semana. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram estudantes brigando em dois colégios de Santa Maria: no Centro Educacional (CED) 416 e no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 213.
A briga no CED 416 teria ocorrido nesta quinta-feira (31/3). Já no CEF 213, a confusão teria sido registrado na quarta-feira (30/3). Nas imagens perto do primeiro centro de ensino, que conta com educação cívico-militar, é possível escutar alunas perguntando onde estão os militares: “Cadê os militares?” questionam.
“Jogo da Discórdia” nas escolas gera brigas de alunos, dizem diretores
No outro vídeo, um estudante cai no chão aparentemente desorientado após ser derrubado por outro aluno.
Veja as gravações:
Nas últimas duas semana, o DF registrou pelo menos outros quatro casos de agressões envolvendo alunos. No dia 23 de março, uma adolescente de 14 anos precisou ser socorrida ao hospital após ser atacada por outro estudante no Colégio Fundamental do Bosque, em São Sebastião. A garota teve quatro perfurações de faca nas costas e uma no braço esquerdo. Ela foi conduzida ao Hospital Regional do Paranoá pelo Corpo de Bombeiros.
Já n dia 22 de março durante uma briga em frente ao Centro Educacional São Francisco, o CED Chicão, em São Sebastião, uma jovem apontou uma arma para a cabeça de uma estudante. A confusão, registrada por celulares, viralizou nas redes sociais.
Após casos de violência, Educação reforçará segurança em escolas do DF
Também no dia 22, o diretor da escola Centro de Ensino Fundamental 8 (CEF 8), de Taguatinga, precisou separar uma briga entre estudantes. A confusão foi gravada por outros estudantes. As imagens mostram dois alunos trocando socos e chutes. De repente, o diretor da unidade de ensino aparece e separa os dois discentes.
Além disso, no dia 18 deste mês um adolescente de 17 anos foi ferido com uma facada após briga de estudantes em outra escola pública do Distrito Federal. O caso aconteceu dentro do Centro de Ensino Médio 3, em Ceilândia. O rapaz chegou ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC) em estado grave e passou por cirurgia, de acordo com familiares.
Providências da Secretaria de Educação
Depois da onda de brigas, a Secretaria de Educação chamou uma reunião emergencial para discutir medidas. Entre as determinações, está o reforço de policiais nos colégios que tenha alto índice de violência. Na última segunda-feira (28/3), o Governo do Distrito Federal (GDF) apresentou o Plano de Urgência pela Paz nas Escolas, envolvendo diversas secretarias de estado, a ser implementado até 6 de junho.
O plano de ação contará com medidas elaboradas e colocadas em prática conjuntamente pela Secretaria de Segurança Pública, pela Secretaria da Juventude, por meio dos Conselhos Tutelares, e das secretarias de Saúde, de Esporte, entre outras.
Questionada sobre as duas brigas desta semana, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que não foi chamada para atuar. Já a Secretaria de Educação (SEE) afirmou que após a implementação do plano, casos como esses “tendem a ficar cada vez mais raros, na medida em que o plano for sendo implementado”.
Veja a íntegra do posicionamento da Secretaria de Educação:
“O Plano de Urgência pela Paz nas Escolas, lançado na última segunda-feira (28), está em implementação, neste momento. Casos como esses tendem a ficar cada vez mais raros, na medida em que o plano for sendo implementado.”
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.