Vídeo: DF Legal realiza operação para coibir comércio ambulante
Operação apreendeu produtos armazenados de forma irregular em galpões localizados no Buraco do Rato, no Setor Comercial Sul
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) realizou, na manhã desta quinta-feira (17/9), uma megaoperação a fim de coibir o comércio ambulante na área central de Brasília.
Auditores da Subsecretaria de Atividades Econômicas (Sufae), com o auxílio das forças de segurança pública, apreenderam produtos guardados de forma irregular em galpões localizados no Buraco do Rato, no Setor Comercial Sul.
A operação é direcionada a donos de lojas locais, que, forma ilegal, armazenam material vendidos por ambulantes da área central de Brasília. A prática irregular incentiva o comércio irregular na chamada Zona de Exclusão, ponto onde é proibida tal atividade.
Os proprietários desses comércios alugam espaços para que os ambulantes possam guardar as mercadorias. Com isso, os trabalhadores não precisam fazer longos deslocamentos com os produtos e ainda podem escapar da fiscalização dos auditores da DF Legal.
Uma das lojas alvo da ação teve a licença de funcionamento cassada, mas, na noite de quarta-feira (16/9), conseguiu reaver a permissão para o funcionamento. Por ter novamente infringido a lei, incentivando o comércio ambulante, a nova autorização também foi suspensa.
A maior parte desse material é vendida na Rodoviária do Plano Piloto e nas asas Sul e Norte. Os produtos apreendidos serão levados para o depósito da DF Legal.