Vídeo: de canoa, bombeiros resgatam homem e cão após alagamento no DF
Bombeiros precisaram usar canoa para resgatar morador da Vila Cauhy e cachorro que ficaram ilhados em casa após rio da região transbordar
atualizado
Compartilhar notícia
Um homem e o cachorro dele precisaram ser resgatados de canoa pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), após ficarem ilhados em virtude dos alagamentos registrados na Vila Cauhy, no Núcleo Bandeirante, entre a terça (2/1) e esta quarta-feira (3/1).
A região é uma das mais afetadas pelos temporais registrados no Distrito Federal nesse período. As intensas chuvas fizeram com que o Córrego Riacho Fundo transbordasse e alagasse a casa do morador da área.
Veja imagens:
Prefeito comunitário da Vila Cauhy, Walter Marques comentou a situação. “Tem gente que sofre e muito. O pessoal mora aqui há mais de 20 anos e não sofria com isso antes. Mas a cidade cresceu, obras ocorreram, e o volume de água do córrego aumentou [após as chuvas]”, disse.
Após os registros de inundações na área, os bombeiros orientaram os moradores a saírem de casa e retornarem apenas quando o nível da água abaixar.
Defesa Civil do DF orienta o que fazer em caso de temporais. Confira
Equipes da Defesa Civil estão na Vila Cauhy para averiguar a situação. Até o momento, não houve interdição de imóveis nem registro de feridos.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) informou que atua na região e que continuará a prestar atendimentos à população dessa área e de outros locais afetados pelas chuvas.
“Foram apresentados serviços socioassistenciais, as famílias foram cadastradas para concessão de benefícios e [foi] ofertado acolhimento institucional, mas nenhuma teve interesse em [receber] acolhimento institucional até o momento”, comunicou a pasta.
A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec) alertou que, em caso de emergência, as pessoas devem sair imediatamente do local de risco e avisar ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou à Defesa Civil (199).
Além disso, é possível receber alertas de chuvas fortes, enviados por mensagem de texto pela Defesa Civil. Para se cadastrar, basta enviar SMS para o número 40199, com o número de CEP do endereço onde mora.