Vídeo: criança com leucemia tem cabelos cortados; família pede ajuda
Maria Hellena, 2 anos, foi diagnosticada com leucemia em janeiro. A família goiana precisou mudar-se para o DF, mas passa necessidades
atualizado
Compartilhar notícia
A vida da goiana Regisnara Souza Neves Santana, 26 anos, mudou desde que a pequena Maria Hellena (foto em destaque), 2, recebeu o diagnóstico de leucemia em janeiro. A criança começou o tratamento de quimioterapia no Hospital da Criança de Brasília (HCB), e a família precisou mudar-se para o Distrito Federal. Desempregada, a mãe pede ajuda para custear os remédios da filha e conseguir pagar as contas.
“O custo de vida aqui é mais caro. Até locomoção sai mais cara, acho tudo longe. Precisei largar o emprego quando me mudei e, agora, preciso me dedicar exclusivamente à Maria. Além dos remédios, temos aluguel, água, luz e comida. Está tudo muito pesado”, comentou Regisnara.
Ela e a companheira, Gabryella Teixeira de Lima, 27, vivem juntas na Estrutural. As duas dividem a rotina de cuidados com Maria Hellena, que precisa ir até as sessões de quimioterapia diariamente. Por causa dos efeitos colaterais do tratamento, por restrição médica, a família deve ficar, no máximo, uma hora distante do hospital.
Justiça manda SUS pagar tratamento de menina com leucemia nos EUA
Sem andar
A luta da família contra a doença de Maria Hellena começou em dezembro do ano passado. Regisnara percebeu que a filha apresentava hematomas pelo corpo e estava pálida. Sem conseguir um diagnóstico para a criança, o desespero bateu depois que Maria parou de andar por sentir dor nas pernas.
“Foi tudo de uma hora para outra. Ninguém sabia o que era. Quando fizemos o exame no Hospital da Criança, e a médica disse que era leucemia, foi horrível. Não gosto nem de lembrar. Automaticamente, a gente pensa na morte”, relembra.
A criança também passou por momentos que doeram o coração de Regisnara. A mulher contou que não quis cortar o cabelo da criança e esperou os fios começarem a cair sozinhos. “Foi mais difícil para nós do que para ela. Deixamos o cabelo cair até ela pedir para cortar. Agora, ela entendeu que o cabelinho foi passear, mas volta. Ela está a coisa mais linda”, emociona-se.
Veja vídeo do momento do corte de cabelo de Maria Hellena:
Com o tratamento adequado, Maria voltou a andar e ganhou qualidade de vida. Mesmo assim, a família tem enfrentado dificuldades. A criança precisa tomar um medicamento que custa R$ 300. Regisnara criou uma vaquinha on-line para custear parte das medicações e ajudar a colocar comida na mesa da família.
Como ajudar
Quem quiser doar qualquer quantia para a família de Maria Hellena pode acessar a vaquinha on-line ou fazer transferências pelo Pix: 701.905.551-65 (CPF de Regisnaria Souza Neves Santana).
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.