Vídeo: cratera engole rua e deixa moradores apavorados no Entorno
Moradores dizem que últimas chuvas pioraram estado de pista em Valparaíso (GO) e apartamentos estão rachando. Prefeitura cita obras
atualizado
Compartilhar notícia
Uma cratera vem assustando a população de Valparaíso (GO), no Entorno do Distrito Federal. Grande e com outros buracos em volta — tapados com restos de móveis —, a abertura na pista fica na Rua São Paulo. Moradores de um condomínio em frente relatam até rachaduras dentro dos apartamentos.
“Tinha um muro ali, que caiu de repente, tem um tempo. Quando vieram as últimas chuvas, a cratera foi aumentando e vindo para a pista”, conta a moradora de Valparaíso Gildene Ferreira, 40 anos.
A população chegou a relatar um aumento de cerca de três metros na cratera após um dia de chuva recente. Um condomínio chamado Residencial Jericó fica bem próximo ao buraco. “Muitos apartamentos de lá estão rachando. As pessoas têm medo de passarem de carro e acabarem afundando”, diz Gildene. Veja vídeos de antes e depois da chuva:
Uma tela de proteção foi colocada no local após a erosão se expandir, mas moradores dizem que ela não resolve o problema. Síndica do Condomínio Residencial Jericó, Laiza Tarciana conta sobre o medo de passar pelo local. “Já está na metade da rua, não temos mais espaço para entrar e sair de carro ali. Está um perigo. Se uma criança cair, imagina a tragédia.”
Procurada, a Prefeitura de Valparaíso informou que “a Rua São Paulo será contemplada com o PAC Anhanguera, um programa que investirá mais de R$ 116 milhões, no Setor de Chácaras Anhanguera”.
“O projeto prevê a construção de calçadas, saneamento básico e pavimentação asfáltica em toda a região. Nesta etapa, a Saneago está executando a obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na Vila Guaíra. O local receberá o esgoto coletado em regiões do município, dando tratamento adequado e sendo a última etapa do sistema de esgotamento sanitário. Além disso, proporcionará o início dos investimentos em infraestrutura e saneamento básico, anteriormente citados”, diz a nota.