metropoles.com

Vídeo: chuva intensa faz CEB abrir as comportas da Barragem do Paranoá

Empresa notificou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros a fim de acompanhar procedimento previsto para as 12h. Lago passou da cota de 1.000m

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Barragem do Paranoá
1 de 1 Barragem do Paranoá - Foto: Reprodução

Com as fortes chuvas que caem em todo o Distrito Federal e arredores, o reservatório do Lago Paranoá alcançou, na madrugada desta segunda-feira (15/2), a cota de 1.000,60 metros. Para controlar o volume de água represado, a Companhia Energética de Brasília (CEB) abrirá as comportas da Barragem do Paranoá, a partir das 12h de hoje.

A empresa notificou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) para acompanhar a execução do procedimento. O alerta tem a finalidade de avisar a população ribeirinha para que fique atenta às mudanças repentinas no volume do Rio São Bartolomeu. O CBMDF fará sobrevoo de helicóptero com a presença de técnico da CEB.

“Os três primeiros meses de do ano são os mais chuvosos no Distrito Federal. Com o aumento do volume de água, a equipe técnica da CEB Geração sinalizou a necessidade iminente de abertura das comportas do vertedouro da Barragem do Paranoá”, explicou o diretor-geral da CEB Geração, Eduardo Roriz. “Essa ação é necessária para que os níveis do reservatório permaneçam dentro de patamares confortáveis e em conformidade com as normas técnicas”, completou.

A CEB pede para que a população evite circular às margens do Rio São Bartolomeu, o que inclui a prática de pesca e banho no local, para a segurança de todos.

Reservatórios no DF

Neste domingo (14/2) o reservatório Santa Maria começou a verter. Com mais tempestades previstas para as próximas semanas, a tendência é de que a água passe a transbordar completamente nos próximos dias.

2 imagens
O Sistema Santa Maria é responsável por 27% do abastecimento do DF
1 de 2

Barragem possui um espelho d’água de 7,65 Km2 e uma área de drenagem de 101 Km2

Cristiano Carvalho/Caesb
2 de 2

O Sistema Santa Maria é responsável por 27% do abastecimento do DF

Cristiano Carvalho/Caesb

O Sistema Santa Maria é responsável por 27% do abastecimento do DF e tem vazão de 1.470 litros por segundo de água. O volume útil é de 45,5 milhões de metros cúbicos. A água excedente do Reservatório Santa Maria segue para o Córrego Três Barras. De lá, junta-se com o Ribeirão Tortinho, formando o Ribeirão do Torto, onde há captação da empresa.

No domingo, o reservatório do Descoberto apresentou 97% do volume útil cheio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?