Vídeo. Chuva forte derruba árvores e causa alagamentos no DF
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja, um dos mais altos da meteorologia, para os riscos que o temporal pode causar
atualizado
Compartilhar notícia
A chuva forte atingiu diversos pontos do Distrito Federal na tarde deste domingo (10/10). Moradores da Asa Norte, Asa Sul, Sudoeste, Lago Norte, Lago Sul, Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Guará, Planaltina, Sobradinho e Jardim Botânico registraram as pancadas.
Em alguns pontos, como na Asa Norte e em Águas Claras, a chuvas foram mais fortes. A tesourinha da 102/202 Norte, por exemplo, ficou alagada. A L2 Norte, na altura da 402, também alagou e uma árvore caiu na pista. A estação Central do Metrô foi tomada pela água.
O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) registrou ainda um carro submerso na ligação da L2 Norte e Sul, próximo ao Setor de Autarquias. No veículo, além do condutor, tinham duas crianças. Quando a corporação chegou, a família já havia saído do veículo e estavam a salvo.
“Quando chegamos auxiliamos o condutor com a sinalização do local, assim como na retirada dos pertences”. A via foi interditada e permanece até que o risco de acidentes sejam extintos, segundo a corporação.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, um dos mais altos da meteorologia, para os riscos que o temporal pode causar.
Estão previstas chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora. Os ventos serão intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora.
Segundo o Inmet, pode haver queda de granizo em algumas regiões. “Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, informa.
Até às 16h deste domingo, segundo o Inmet, choveu 39,9 milímetros da estação de medição do Plano Piloto e 24,2 milímetros no ponto localizado em Planaltina. A expectativa é que o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12/10) seja chuvoso.
No sábado (9/10), moradores de Águas Claras e de Taguatinga, registraram em vídeos a chegada da chuva.
Mais alagamento na Asa Norte, desta vez na 202.
📹: @carloscarone78 pic.twitter.com/U7UmgpSjXf
— Metrópoles (@Metropoles) October 10, 2021
Confira fotos da chuva no DF:
Próximos dias
A agência MetSul de Meteorologia, parceira do Metrópoles, indica que nos próximos dias haverá chuva mais ampla e volumosa pelo Brasil.
“Sob a influência de um padrão atmosférico que favorece mais frentes frias e incursões de ar frio na América do Sul, a chuva promete ficar muito acima da média neste mês em diversas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil com acumulados que normalmente se observam no pico da estação chuvosa já em outubro em algumas localidades destas regiões”, destaca.
Inicialmente, o cenário de precipitação de curto prazo reflete esta tendência com acumulados elevados de chuva em parte da faixa central do Brasil.
Dicas para caso de urgência durante o temporal:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de acidente, procure ajuda junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).