metropoles.com

Vídeo: celular solta fumaça após superaquecer em bolso de estudante do DF

Estudantes do Centro Educacional 15 de Ceilândia registraram a cena. Confira dicas de segurança para evitar que celular superaqueça

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
celular fumaça
1 de 1 celular fumaça - Foto: Reprodução

O aparelho celular de um estudante do Centro Educacional (CED) 15 de Ceilândia, no Setor O, esquentou no bolso e começou a soltar fumaça durante o intervalo da aula, nessa quarta-feira (8/3).

Outros alunos que estavam no colégio gravaram imagens do ocorrido. A página Ceilândia Muita Treta recebeu registros do momento em que o celular superaqueceu e divulgou o vídeo.

Assista: 

 

O vídeo mostra o aparelho, em cima de um banco, com muita fumaça. Um dos adolescentes tenta retirar a capa de proteção derretida do celular. Em seguida, uma jovem joga água sobre o celular. Ninguém se feriu.

Dicas de segurança

Especialista na área de tecnologia, Alex Leal afirma que as principais causas para superaquecimento de aparelhos celulares envolvem longo período de uso, exposição ao sol ou contato com calor corporal.

“Quando usamos o celular por um longo período, por exemplo, ou deixamos vários aplicativos abertos, o processador precisa trabalhar mais, para continuar funcionando, o que, consequentemente, gera mais calor”, comenta.

No caso do estudante, é possível que o celular tenha ficado por muito tempo no bolso e que tivesse uma capa de proteção feita de material denso.

“A fumaça apareceu, pois algum item com solda dentro do aparelho começou a derreter. Nessa situação, havia risco, até mesmo, de o celular explodir, o que poderia ser agravado pelo uso da água [pela jovem]”, destaca Alex.

Em casos assim, o ideal para controlar a fumaça é deixar o aparelho em ambiente aberto, para esfriar, e se afastar. Em último caso, vale cobrir o equipamento com um pano úmido ou usar o extintor.

Se o aparelho apresentar superaquecimento, o ideal é desligá-lo até que esfrie. “É interessante descobrir o porquê de o celular estar esquentando. Às vezes, pode ser pelo uso de carregador sem certificado, e que requer muito tempo para completar a carga, ou por ter ficado muito tempo dentro do carro”, exemplifica o especialista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?