metropoles.com

Vídeo: casal sofre descarga elétrica em poste ao preparar festa junina

Após o susto, o casal chamou um amigo eletricista que confirmou o risco que o poste pode levar para a vizinhança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagens cedidas ao Metrópoles
Vídeo-casal-sofre-descarga-eletrica-de-poste-ao-preparar-festa-junina
1 de 1 Vídeo-casal-sofre-descarga-eletrica-de-poste-ao-preparar-festa-junina - Foto: Imagens cedidas ao Metrópoles

Um casal levou uma descarga elétrica enquanto enfeitavam os postes com bandeirinhas juninas em uma praça pública na QI 3 do Guará I, na noite desse domingo (16/6).

Nalva Silva, 55 anos, produtora de eventos, conta que ela e o namorado, o músico Alexandre Cardoso, 53, estavam organizando as comemorações que serão realizadas no próximo fim de semana, quando, por volta das 19h, o homem recebeu uma forte descarga elétrica em um dos postes da praça. A moradora tentou ajudar o namorado, mas também acabou levando o choque.

“Eu tentei tirar a escada que ele estava usando, mas acabei levando um choque muito grande. Eu poderia ter morrido, isso é muito perigoso e muito grave. Foi um choque muito potente”, relatou.

Alexandre Cardoso conta que o caso deles pode servir de alerta para demais pessoas que também estejam enfeitando as ruas para o São João. “Aconteceu comigo, mas poderia ser com qualquer um. Crianças, idosos e até cães podem tomar um choque ao encostar em um poste desse. É realmente algo que pode ser fatal”, disse o músico.

O casal, após o susto, chamou um amigo eletricista para verificar a eletricidade do poste. No local, o profissional utilizou um aparelho que detectou o perigo iminente à população. Nalva gravou o momento após a descarga e a confirmação do amigo.

Veja:

Por se tratar de um poste de energia de ambiente público, o órgão responsável por ele é a Companhia Energética de Brasília de Iluminação Pública e Serviços S.A. (CEB-IPES). O Metrópoles procurou a companhia que, por nota, disse que “não é permitido fixar nenhum tipo de material ou estrutura em postes de iluminação pública, pois se este estiver energizado, pode fechar curto e causar um acidente grave ou mesmo fatal. Escorar equipamentos feitos de material condutor de energia, como foi o caso da ocorrência no Guará hoje mais cedo, amplifica o risco de um acidente grave”.

Leia a nota da CEB na íntegra:

A CEB IPES informa que realiza vistorias periódicas nos equipamentos de iluminação pública, e alerta a população para sempre guardar distância de qualquer equipamento que opere com energia, não só postes de iluminação pública, mas os postes de distribuição, caixas de comando ou transformadores.

Não é permitido fixar nenhum tipo de material ou estrutura em postes de iluminação pública, pois se este estiver energizado, pode fechar curto e causar um acidente grave ou mesmo fatal. Escorar equipamentos feitos de material condutor de energia, como foi o caso da ocorrência no Guará hoje mais cedo, amplifica o risco de um acidente grave.

A equipe da CEB se deslocou ao local assim que foi informada da situação. No caso em comento, o poste foi vandalizado por criminosos que, no ato de arrebentar os cabos para consumar o furto, deixaram vestígios da fiação em contato com o aço do equipamento, que acabou ficando energizado.

A CEB IPES solicita que a população, ao desconfiar de que algum poste de iluminação pública não esteja funcionando corretamente, acione imediatamente a companhia pelos seus canais oficiais: telefone 155, app IluminaDF e pelo site www.ceb.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?