Vídeo: carroceiro é flagrado espancando cavalo com chicote no Guará
Desde 2016, carroças com tração animal estão proibidas no Distrito Federal. Após a denúncia, animal foi recolhido pelo Ibama
atualizado
Compartilhar notícia
Um cavalo foi vítima de maus-tratos na QE 50 do Guará 2, nesta quinta-feira (13/7). Câmeras registraram a agressão ao animal. Revoltados, moradores que presenciaram a cena chamaram o Ibama e o animal foi resgatado.
Veja:
O vídeo chocante mostra o cavalo se recusando a puxar a carroça. O homem de chapéu, então, começa a desferir uma sequência de chibatadas no animal. Mesmo começando a andar, o cavalo sofre novos golpes. Com a força desferida pelo agressor, os estalos puderam ser ouvidos de longe.
Lei ignorada
No DF, a circulação de carroças puxadas por animais, a exemplo de cavalos, é proibida pela Lei nº 5.756/2016. De acordo com a advogada do Fórum de Defesa Animal, Ana Paula Vasconcelos, o governo não cumpre a legislação e não fiscaliza as ruas para evitar o açoite dos animais.
O GDF chegou a ser condenado pela Justiça a cumprir a legislação, sob risco de multa até R$ 10 milhões, mas pouca coisa mudou. “Eu recebo denúncias todos os dias. É uma situação inaceitável. Estamos na capital da Republica”, afirmou.
Resgate
O Ibama conseguiu apreender o cavalo. O carroceiro responderá por maus-tratos.
“A denúncia e o trabalho do Ibama salvaram esse bichinho das chibatadas e da carroça pesada. Mas ainda temos centenas deles sofrendo nas ruas do DF”, comentou Ana Paula.
Outro lado
O Metrópoles entrou em contato com o GDF sobre a questão. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.