metropoles.com

Vídeo. Cão morre acorrentado e sem comida no DF. Vizinhos se revoltam

O caso de maus-tratos foi constatado por policiais da Batalhão Ambiental (BPMA) e repassado a investigadores da Delegacia do Meio Ambiente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
1 de 1 - Foto: Reprodução

Incomodados com um forte mau cheiro que parecia de cadáver, moradores da Rua 4 na Granja do Torto acionaram a Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (29/10). No local, havia um cachorro morto, amarrado a uma corrente, dentro de uma casinha. O caso de maus-tratos foi constatado por policiais militares do Batalhão Ambiental (BPMA) e repassado a investigadores da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil.

No momento em que os PMs chegaram, não havia ninguém na casa onde o cão morreu. Segundo os policiais encarregados da ocorrência, é a segunda vez que o proprietário do local é acusado de maus-tratos a animais. Antônio Ribamar Aguiar de Castro, 59 anos, já responde a um termo circunstanciado na Dema. Os policiais tentaram localizar o morador, mas ele não estava no imóvel.

Membros da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) também estiveram na residência para acompanhar o caso.

De acordo com a advogada Ana Paula Vasconcelos, além da violência cometida contra o cachorro, os moradores vizinhos não estão conseguindo ficar em casa. “O mau cheiro é insuportável, e isso se torna até um caso de saúde pública. Além do mais, esse morador já é reincidente. Aquele animal morreu acorrentado, sem água e sem comida”, disse.

 

Revoltados com a situação, vizinhos filmaram e fotografaram as condições em que o cachorro estava. Um deles chega a comentar, no vídeo, que se tornou impossível até cozinhar, em razão do forte odor.

O caso desta segunda (29/10) foi anexado ao termo circunstanciado que já estava em apuração na Dema. Foi ratificado que o cão, alvo dos maus-tratos, acabou morrendo.

O Metrópoles tentou entrar em contato com o morador, mas ninguém atendeu às ligações. Até a última atualização desta reportagem, o corpo do cachorro continuava no local. A princípio, a Vigilância Sanitária seria acionada para removê-lo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?