Vídeo: brasilienses se aglomeram sem máscara em bar na Asa Norte
Imagens divulgadas em rede social na madrugada deste domingo (13/9) mostram pessoas desrespeitando normas sanitárias no Arena Bar
atualizado
Compartilhar notícia
Brasilienses provocaram grande aglomeração em um bar na Asa Norte, em plena pandemia do novo coronavírus. Em vídeos divulgados em rede social na madrugada deste domingo (13/9), é possível ver pessoas reunidas sem máscara no estabelecimento chamado Arena Bar.
O espaço fica localizado no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, em frente ao Arena Drive. Neste domingo, o Metrópoles recebeu imagens que mostram o público desrespeitando normas sanitárias que estão em vigor no DF. Veja abaixo:
No dia 3 de setembro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou que o uso de máscaras nas ruas do DF permanecerá obrigatório enquanto a pandemia não estiver controlada na capital. O item deve ser usado em “espaços públicos, vias públicas, equipamentos de transporte coletivo, e estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços”.
A norma foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF). O descumprimento pode resultar em multa de R$ 2 mil, além do enquadramento como crime de infração de medida sanitária, com pena de até um ano de reclusão.
O Metrópoles entrou em contato com o Arena Bar. Por telefone, um homem que se identificou como o gerente do estabelecimento disse que não iria se pronunciar até conversar com o proprietário do local. Até a última atualização deste texto, a reportagem aguardava posicionamento do bar. O espaço permanece aberto para esclarecimento posterior.
O que diz o DF Legal
Procurada, a Secretaria DF Legal informou que não conseguiria enviar posicionamento ainda neste domingo sobre o descumprimento de normas sanitárias no local, uma vez que ainda necessita “consultar a área técnica”. O espaço também segue aberto para manifestação futura.
“Reforçamos que as equipes estão escaladas para trabalharem todos os dias da semana em quatro regiões administrativas, das 8h às 2h. Ainda assim, não temos pessoal para cobrir todas ao mesmo tempo”, disse o órgão, em nota.
De acordo com o DF Legal, nas operações diárias são verificadas a obediência aos protocolos sanitários de combate à Covid-19, a observância ao distanciamento, o uso de máscaras e a disponibilização de álcool gel para todos os clientes e funcionários.
Entre os dias 23 de março e 6 de setembro, a secretaria disse ter vistoriado “quase 500 mil estabelecimentos”. Desses, 263 foram multados por descumprimento de normas sanitárias. Além disso, cerca de 1.500 foram interditados.
Coronavírus no DF
O Distrito Federal registrou, nesse sábado (12/9), 1.097 novos casos de Covid-19. De acordo com informações do Painel Covid-19, alimentado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), ao todo, 175.646 pessoas no DF já foram diagnosticadas com o novo coronavírus desde o início da pandemia.
Segundo os últimos dados divulgados, já são 2.883 óbitos em decorrência da doença, sendo 2.643 de moradores do DF e 240 de pacientes que residiam em outras unidades da Federação, mas estavam em tratamento na rede de saúde brasiliense.