metropoles.com

Vídeo. Bolsonaro afirma que vai dar aumento igual para PCDF e PM

A declaração foi dada ao presidente do Sinpol, Rodrigo Franco: “Eu não vou brecar o reajuste de ninguém. Mas, PM e civil juntos”, disse

atualizado

Compartilhar notícia

Sinpol/Divulgação
pcdf17
1 de 1 pcdf17 - Foto: Sinpol/Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) garantiu aos policiais civis do DF que não vai “brecar” o reajuste da corporação, mas que a recomposição salarial da categoria vai sair junto com a da Polícia Militar. A declaração foi dada nessa segunda-feira (07/10/2019), por volta das 8h30, na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo brasileiro.

Confira a declaração de Bolsonaro ao Sinpol:

Na ocasião, o mandatário do país foi abordado pelo presidente do Sindicato da Polícia Civil do Distrito Federal (Sinpol-DF), Rodrigo Franco, o Gaúcho, no momento em que atendia a jornalistas e populares. Franco informou que os policiais civis do DF estão há 10 anos sem reajuste salarial. Sem falar em índices, Bolsonaro respondeu ao sindicalista: “O mesmo percentual para PM e civil, a gente conversa. Só para um lado….”. E continuou: “O dinheiro é do fundo (Constitucional). Não vou discutir. Não vou brecar o reajuste de ninguém. Mas, PM e civil juntos.”

Os policiais civis lutam pela equiparação salarial com a Polícia Federal e não querem ficar atrelados ao pleito dos policiais militares. Porém, em nota, o Sinpol destacou que a declaração mostra que “o presidente Jair Bolsonaro tem amplo conhecimento da pauta da segurança pública do DF, principalmente sobre a defasagem salarial dos policiais civis”. Além disso, a entidade destaque que, em nenhum momento, o chefe do Executivo nacional falou em aguardar a tramitação da reforma da Previdência “uma vez que o presidente tem plena consciência de que o Fundo Constitucional é a fonte dos recursos desse investimento na folha da Polícia Civil”.

Após a declaração de Bolsonaro, a diretoria do Sinpol se reuniu, na tarde de segunda-feira (07/10/2019), com o diretor-geral da PCDF, Robson Cândido, e com o adjunto, Benito Tiezzi, a fim de cobrar celeridade na publicação de medida provisória que garanta a recomposição salarial dos policiais civis.

A fala do titular do Palácio do Planalto gerou reação nas redes sociais nesta terça-feira (08/10/2019). Policiais civis se dizem “decepcionados e injustiçados”. Alegam que pagam alíquota maior da Previdência do que a dos militares e, mesmo assim, todos receberão o mesmo reajuste. Já a PM comemorou o sinal verde para a paridade.

Manifestação

Nesse domingo (06/10/2019), cerca de 200 policiais civis acompanharam a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes. O grupo fez ato em prol da recomposição salarial. Eles levaram faixas com mensagens de apoio ao presidente da República. No entanto, Bolsonaro não compareceu. Assim como o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que não marcou presença.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?