Vídeo: bolsonaristas protestam no Museu da República e tocam em obras expostas
O Museu Nacional da República teve de ser fechado na tarde deste domingo (8/1), após manifestantes protestarem contra obras sobre democracia
atualizado
Compartilhar notícia
O Museu Nacional da República precisou ser fechado às pressas, na tarde deste domingo (8/1), após um grupo de bolsonaristas entrar no local para manifestar contra as obras expostas e causar confusão com outros frequentadores do local.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um grupo de manifestantes antidemocráticos se aproxima de alguns objetos expostos na mostra Brasil Futuro, que trata sobre a democracia, e tenta tocá-los.
Como reação, um dos seguranças se aproxima e avisa que é proibido encostar nos itens expostos, momento em que inicia-se a confusão.
Veja a confusão no Museu Nacional:
Estava no Museu Nacional da República, em Brasília, para ver a exposição “Brasil Futuro” e um grupo de patriotários começou a tocar nas obras. Por segurança, o museu foi fechado e ninguém mais entra hoje. pic.twitter.com/511MR99mIo
— Prof. Cayo Alcântara (@cerrativista) January 8, 2023
Na gravação, uma das bolsonaristas questiona o motivo de não poder tocar nas obras. “Eu que banco tudo isso aqui e não posso tocar? Isso aqui é uma aberração, é um insulto”, zomba a mulher.
Enquanto continuava sendo filmada, a manifestante chegou a ofender os artistas com obras expostas no Museu. “É um insulto para todos nós brasileiros que trabalhamos e pagamos por isso aqui pra um bando de artista que não faz nada que fica inventando esse tipo de coisa”, alega.
O que diz a Secretaria de Cultura
Em nota, a Secretaria de Cultura, responsável pela administração do Museu da República, informou que o local foi fechado e que deve permanecer assim enquanto as manifestações estiverem ocorrendo na Esplanada dos Ministérios.
“O público tende a querer tocar nas peças, a despeito dos avisos de que isso não é permitido. No caso do Museu Nacional da República, desde que a atual exposição [que trata da democracia] entrou em cartaz, esse tipo de situação se acentou e, por isso, foram reforçadas a vigilância nas obras e avisos de segurança”, esclareceu o Museu.
Brasil futuro
O Museu Nacional da República inaugurou, na segunda-feira (2/1), uma exposição que aponta para o avanço do diálogo democrático sobre a diversidade cultural e a identidade do país.
Brasil Futuro: as Formas da Democracia reúne mais de 100 obras de arte propondo esse debate no equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec).
Parte das atrações marca a mudança no governo federal de modo a celebrar a democracia e resgatar símbolos nacionais.