Vídeo: Barragem do Descoberto transborda após fortes chuvas no DF
O reservatório do Rio Descoberto é responsável por abastecer cerca de 60% da população de Brasília. Situação garante segurança hídrica
atualizado
Compartilhar notícia
Após as comportas da Barragem do Paranoá serem abertas e o reservatório de Santa Maria transbordar, o maior do Distrito Federal, o do Descoberto, também verteu. Por volta das 6h desta segunda-feira (15/2), a água entornou pelas bordas do local. Os eventos são ocasionados pelas fortes chuvas que caem na capital nos últimos dias.
A Barragem do Rio Descoberto é responsável por por abastecer cerca de 60% da população do Distrito Federal. Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) ressaltou que o fato de os reservatórios transbordarem significa segurança hídrica. No entanto, a empresa destacou que a população tem papel importante na economia da água, principalmente quando a seca chegar, em meados de agosto e setembro.
A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070, próximo a Águas Lindas (GO). Foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 17km² de área de espelho d’água. Ela tem capacidade de armazenar volume total de 103 milhões de metros cúbicos. O Lago Descoberto faz parte do sistema integrado de abastecimento, operado pela Caesb, e abastece Ceilândia, Taguatinga, Sudoeste, Samambaia, Riacho Fundo, Guará, Águas Claras e Recanto das Emas.
O reservatório de Santa Maria abastece Plano Piloto, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, Lago Sul, Lago Norte, Sudoeste e Guará.
Veja vídeo:
Santa Maria
No domingo (14/2) o Reservatório de Santa Maria também começou a verter. O Sistema Santa Maria (Santa Maria/Torto) é responsável por 27% do abastecimento do DF e tem vazão de 1.470 l/s de água. O volume útil de água é de 45,5 milhões de m³.
Apesar das boas notícias e da segurança hídrica com os reservatórios cheios, o diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira, reforça a importância do apoio da população na garantia do uso da água.
“Estamos com os dois reservatórios cheios, o que vai garantir um bom abastecimento à população. Mas é importante ressaltar que, como em todos os anos, enfrentamos uma longa estiagem no DF, então, precisamos usar a água de forma consistente para termos abastecimento regular, mesmo no período da seca”, explicou o diretor em nota da Caesb.
Lago Paranoá
Com as fortes chuvas que caem em todo o Distrito Federal e arredores, o reservatório do Lago Paranoá alcançou, na madrugada desta segunda-feira (15/2), a cota de 1.000,60 metros. Para controlar o volume de água represado, a Companhia Energética de Brasília (CEB) abriu as comportas da Barragem do Paranoá.