metropoles.com

Vídeo: Barragem do Descoberto transborda após fortes chuvas no DF

O reservatório do Rio Descoberto é responsável por abastecer cerca de 60% da população de Brasília. Situação garante segurança hídrica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Caesb/Divulgação
barragem do Descoberto transborda
1 de 1 barragem do Descoberto transborda - Foto: Caesb/Divulgação

Após as comportas da Barragem do Paranoá serem abertas e o reservatório de Santa Maria transbordar, o maior do Distrito Federal, o do Descoberto, também verteu. Por volta das 6h desta segunda-feira (15/2), a água entornou pelas bordas do local. Os eventos são ocasionados pelas fortes chuvas que caem na capital nos últimos dias.

A Barragem do Rio Descoberto é responsável por por abastecer cerca de 60% da população do Distrito Federal. Em nota, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) ressaltou que o fato de os reservatórios transbordarem significa segurança hídrica. No entanto, a empresa destacou que a população tem papel importante na economia da água, principalmente quando a seca chegar, em meados de agosto e setembro.

A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070, próximo a Águas Lindas (GO). Foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 17km² de área de espelho d’água. Ela tem capacidade de armazenar volume total de 103 milhões de metros cúbicos. O Lago Descoberto faz parte do sistema integrado de abastecimento, operado pela Caesb, e abastece Ceilândia, Taguatinga, Sudoeste, Samambaia, Riacho Fundo, Guará, Águas Claras e Recanto das Emas.

O reservatório de Santa Maria abastece Plano Piloto, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, Lago Sul, Lago Norte, Sudoeste e Guará.

Veja vídeo:

Santa Maria

No domingo (14/2) o Reservatório de Santa Maria também começou a verter. O Sistema Santa Maria (Santa Maria/Torto) é responsável por 27% do abastecimento do DF e tem vazão de 1.470 l/s de água. O volume útil de água é de 45,5 milhões de m³.

Apesar das boas notícias e da segurança hídrica com os reservatórios cheios, o diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira, reforça a importância do apoio da população na garantia do uso da água.

“Estamos com os dois reservatórios cheios, o que vai garantir um bom abastecimento à população. Mas é importante ressaltar que, como em todos os anos, enfrentamos uma longa estiagem no DF, então, precisamos usar a água de forma consistente para termos abastecimento regular, mesmo no período da seca”, explicou o diretor em nota da Caesb.

Lago Paranoá

Com as fortes chuvas que caem em todo o Distrito Federal e arredores, o reservatório do Lago Paranoá alcançou, na madrugada desta segunda-feira (15/2), a cota de 1.000,60 metros. Para controlar o volume de água represado, a Companhia Energética de Brasília (CEB) abriu as comportas da Barragem do Paranoá.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?