Vídeo: apresentação de piano no Zoo de Brasília surpreende animais
Foram aproximadamente 30 minutos de música clássica em um concerto exclusivo para os moradores do Zoológico de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Os animais do Jardim Zoológico de Brasília tiveram um momento de descontração, com música clássica ao vivo, em uma segunda-feira – dia em que o local está fechado para visitantes. O pianista Wandrei Braga, a convite da Diretoria de Educação Ambiental e do Núcleo de Bem-Estar Animal (NBEA), tocou o instrumento por aproximadamente 30 minutos em cada parada, na intenção de proporcionar relaxamento aos animais.
Elefante, girafa, babuíno-sagrado, casuar, emu e avestruz tiveram a oportunidade de presenciar um enriquecimento ambiental auditivo inédito. O objetivo foi de trazer algo novo aos animais, para que saiam da rotina. O artista tocou um repertório de músicas clássicas previamente selecionadas para o momento.
Assista à apresentação:
A bióloga e chefe do NBEA, Marisa Vieira, destaca a importância da observação comportamental de cada indivíduo antes, durante e depois das apresentações. “Cada animal aqui tem uma história e um passado. Isso quer dizer que cada animal vai ter uma interação diferente com a atividade, por isso fizemos anotações do comportamento dos animais quando começou a apresentação. Assim, será possível analisar e comparar com os dados anteriores realizados antes do concerto e chegar a uma conclusão acerca da interação em cada indivíduo”, explica.
No Zoológico de Brasília, foi a primeira vez em que aconteceu uma apresentação ao vivo de piano. A ideia é que, caso os resultados sejam positivos, os concertos ocorram com mais frequência, integrando o cronograma de atividades propostas pelo núcleo.
De acordo com a diretora de educação ambiental, Caroline Trombeta, a expectativa é que nas próximas vezes o público esteja presente. “Além de ser uma atividade muito enriquecedora para os animais, é um momento único de podermos promover a educação ambiental perante a sociedade com uma trilha sonora instrumental, ao vivo. Por isso, se os resultados forem positivos, a gente espera que a atividade se repita, mas desta vez com os nossos visitantes por perto”, esclarece. (Com informações da Agência Brasília)