metropoles.com

Vídeo: após parar em blitz, policial federal ameaça agentes do Detran

O caso aconteceu em Sobradinho, às 22h35 de segunda-feira (8/3), horário em que já estava proibida a circulação de pessoas nas ruas do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Vídeo
Homem ameaça agentes do Detran após ser parado em blitz no DF
1 de 1 Homem ameaça agentes do Detran após ser parado em blitz no DF - Foto: Reprodução/Vídeo

Uma abordagem do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) ocorrida em Sobradinho, na primeira noite do toque de recolher decretado pelo governo local, terminou na delegacia. Após ser parado em uma blitz, um policial federal discutiu, ameaçou e desacatou agentes de trânsito e acabou detido. O momento foi registrado em vídeo.

O caso aconteceu na Quadra 14 da AE 12/16, em Sobradinho, às 22h30 de segunda-feira (8/3), horário em que estava proibida a circulação de pessoas nas ruas. De acordo com a Polícia Militar do DF (PMDF), o motorista foi parado pelo Detran e apresentava sinais de embriaguez. Ele, porém, teria se recusado a fazer o teste do bafômetro e ficou nervoso ao saber que o carro seria guinchado.

Nesse momento, ele passou a ameaçar os agentes.

Confira, abaixo, o vídeo:

Na gravação, o policial federal, que se identifica como Marcos, exige os nomes dos servidores do Detran e diz: “se estragar a porra do meu carro, eu vou foder com vocês tudo (sic) aqui”. Em seguida, ele questiona um dos agentes sobre o motivo pelo qual ele estaria sendo encarado: “Quer me bater?”. Uma mulher que acompanhava o motorista tenta acalmá-lo, mas ele retruca: “Calma o caralho, porra”.

Logo depois, apareceram os agentes da PMDF que abordaram o policial federal. “Baixa a voz, bota a mão na cabeça. Você está armado? […] Bota a mão na cabeça, a conversa mudou. Bota a mão na cabeça, se botar na cintura, você vai conhecer Jesus, você sabe disso”, diz um dos militares.

Depois disso, o motorista tentou negar que ameaçou os funcionários do Detran. O militar, então, pergunta a um dos agentes de trânsito se ele se sentiu ameaçado, e o servidor confirma: “Sim, senhor. Totalmente”. Por fim, o PM pergunta se o homem tem outra arma dentro do carro, além de uma que estava com ele. O motorista nega, mas é detido.

De acordo com a Polícia Civil do DF (PCDF), a ocorrência foi registrada na 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho) como ameaça e desacato. Conforme o boletim, o policial federal tem 51 anos e apresentava sinais de embriaguez durante a abordagem no trânsito. Ele assinou Termo Circunstanciado (TC), relacionado a crimes de menor potencial ofensivo, e foi liberado. Posteriormente, deverá comparecer às audiências na Justiça quando for intimado.

O que diz o Detran-DF

Em nota, o Detran informou que a situação ocorreu durante a Operação Toque de Recolher. “O condutor foi autuado por recusa em realizar o teste do bafômetro, e o veículo foi removido ao depósito por não estar licenciado.”

“O Detran-DF reforça que o Departamento integra a força-tarefa para coibir aglomerações e garantir o cumprimento das medidas restritivas decretadas pelo governo local a fim de conter o avanço da pandemia. Durante as operações, além da fiscalização de trânsito, todos os condutores e passageiros são orientados quanto aos horários de circulação. A direção-geral do Detran-DF destaca ainda a atuação padrão dos agentes durante a abordagem e também ao andamento adotado pela Polícia Militar”, disse, na nota.

O Metrópoles procurou a Polícia Federal e aguardava posicionamento do órgão sobre o caso até a publicação desta reportagem. O espaço permanece aberto para manifestações posteriores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?