Vídeo: após desocupação na Vila Telebrasília, moradores fecham pista
Segundo a PM, a via foi interrompida por cerca de 2 horas. Moradores protestam por escolha de beneficiários de terreno da CodHab
atualizado
Compartilhar notícia
Após desocupação de lotes da Vila Telebrasília na manhã desta sexta-feira (14/5), moradores interromperam uma via pública do DF em protesto por quase duas horas. Os manifestantes incendiaram pneus e galhos de árvores na L4 Sul, perto da Unieuro, sentido Plano Piloto.
Segundo a Polícia Miltiar do Distrito Federal (PMDF), a via foi fechada às 16h40 por aproximadamente 50 pessoas. A manifestação aconteceu até às 17h30, quando a via foi desobstruída.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) afirmou que foi acionado para apagar o incêndio a estrada e que a PMDF para fazer a organização do local.
Veja as imagens do protesto:
A operação de desocupação desta sexta foi feita pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), com apoio da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), e da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal).
A Codhab afirmou que a operação foi para desocupar “uma invasão em área de propriedade da companhia, localizada na Vila”. Representante da autarquia disse que o lote inclusivejá estava destinado a outros beneficiários.
Já os moradores disseram que ocuparam o terreno na manhã desta sexta como forma de protesto. Eles reinvidicam que a CodHab ofereça os terrenos para as pessoas que já moram na Vila Telebrasília.
“A Codhab quer construir apartamentos para vender para outros de fora da Vila Telebrasília. Mas, nós que somos filhos de pioneiros é que deveríamos ter direito aos terrenos”, comentou a manicure Jessilene Juvino.
Veja fotos da ação na manhã desta sexta:
Leia a nota completa da CodHab:
“A Codhab informa que tal promessa de destinação de terrenos aos filhos de pioneiros nunca existiu, uma vez que a companhia segue rigorosamente os critérios da Lei 3877/06 para atender à população no programa habitacional.
Os invasores fizeram ato de usurpação de área pública, de grilarem, e a Codhab agiu para coibir esse tipo de ação.
Esta ação visa garantir o direito à moradia às famílias cadastradas na companhia, em conformidade com a Lei n 3.877/06.”