Vídeo acelerado mostra fogo devastando a Floresta Nacional de Brasília
Imagens do Projeto Sem-Fogo-DF mostram momento em que o incêndio se espalha pela área da Floresta Nacional de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Um vídeo capturado por câmeras do Projeto Sem-Fogo-DF mostram o momento em que o incêndio começa a se espalhar pela Floresta Nacional de Brasília (Flona) e chega ao Parque Nacional de Brasília. Nas imagens, é possível ver a fumaça subindo ao céu da capital federal.
O projeto tem apoio da Universidade de Brasília (UnB), do Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF), e da GigaCandanga. A iniciativa visa aplicar tecnologia para proteger o cerrado contra incêndios.
O Parque Nacional de Brasília foi atingido por vários incêndios nesse domingo (15/9). As chamas tiveram início nas imediações do parque e, depois, se espalharam pela reserva.
Assista:
Incêndio no Parque Nacional de Brasília
Tomado por fumaça e névoa seca, o DF amargou graves níveis de poluição. Segundo plataformas de monitoramento, a qualidade do ar chegou a patamares absolutamente insalubres.
O incêndio de grandes proporções que destrói a vegetação e ameaça a fauna do Parque Nacional de Brasília provocou uma densa coluna de fumaça.
O Exército também ajuda os militares do CBMDF no combate às queimadas que atingiram o Parque Nacional. A fumaça cobriu grande parte do Distrito Federal e a qualidade do ar chegou a um nível “péssimo” e “perigoso”.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a área afetada dentro e fora do parque já chegou a 2 mil hectares.
A Polícia Federal vai investigar a origem do incêndio. Para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ibram, a suspeita é de ação criminosa.