metropoles.com

Vídeo: abordagem da PM termina em confusão generalizada no DF

Para morador, ação da polícia foi truculenta. Corporação afirma que homem desobedeceu ordem e desacatou militar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
bombeiros e moradores em confusão
1 de 1 bombeiros e moradores em confusão - Foto: Reprodução

Uma abordagem da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) terminou em uma confusão generalizada na Quadra 300 do Recanto das Emas, no último sábado (19/2). A ação policial foi filmada por câmeras de segurança.

Cerca de 10 pessoas estavam em frente a uma casa na Avenida Recanto das Emas, com um som automotivo ligado. Nas imagens, é possível ver o momento em que os militares pedem para pessoas encostarem na parede e um deles tenta conversar. Em seguida, um dos PMs joga o morador no chão, o que motiva a agitação.

“A polícia já chegou lá dizendo: ‘bota a mão na cabeça, vagabundo, isso aqui é uma abordagem’. Eu falei que era empresário conhecido na cidade, que ninguém ia botar a mão na cabeça, mas eles não quiseram saber e meteram o sarrafo”, explicou o dono de uma loja de autopeças e mecânica José Marcos de Oliveira, 38 anos.

José foi jogado no chão pelo policial. Ele e o sobrinho de 28 anos foram levados à 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas). Além disso, o filho dele, cujo aniversário era comemorado no momento da abordagem, foi levado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

Vídeo: homem tenta fugir da PMDF, mas fica sem gasolina e acaba preso

Veja como foi a abordagem policial:

“Bateram no meu filho, que é menor [de idade]. Prenderam ele sem ele fazer nada, pegaram meu celular e fui preso também”, protesta o morador.

“A gente mora no Recanto desde 2001, sou empreendedor na cidade e ficamos tristes porque eles conhecem a gente. Poderiam chegar numa abordagem sadia, pedir para abaixar o som, mas não: agrediram meu filho e apontaram arma. Isso é humilhante”, continuou José Marcos.

O empreendedor afirma que a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) não quis abrir ocorrência policial, mas ele fez uma denúncia na Corregedoria da PMDF e no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Questionada sobre a abordagem, a PMDF afirmou ter sido acionada para ocorrência de perturbação de sossego, mas um dos abordados desobedeceu uma ordem e desacatou os policiais.

Veja a íntegra da resposta da PMDF:

“A PMDF foi acionada para atender ocorrência de perturbação do sossego na quadra 300 do Recanto das Emas com possível arma de fogo. No local, haviam pessoas bebendo e um veículo automotor com o som extremamente alto. Os policiais realizaram a busca pessoal nos integrantes da festa com a finalidade de estabelecer um ambiente seguro. Desobedecendo as ordens dos policiais, se negando a ser abordado e desacatando a equipe policial, um dos integrantes foi preso em flagrante. Na tentativa de ajudar o amigo, outro integrante se exaltou com os policiais e também foi preso por desobediência e resistência. Ambos foram encaminhados para 27ª DP para registro dos fatos. Na delegacia os autores não foram ouvidos por estarem demasiadamente embriagados.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?