metropoles.com

Vice-prefeita vê suástica em logo oficial e aciona Ministério Público

Ana Lúcia Silva entrou, na terça (12/4), com representação no MPGO, onde diz que logomarca oficial é figura inspirada em suástica nazista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Material cedido ao Metrópoles
Detalhe de despacho da vice-prefeita de Luziânia (GO) com logo no canto superior direito que, segunda ela, teria sido inspirada em suástica - Metrópoles
1 de 1 Detalhe de despacho da vice-prefeita de Luziânia (GO) com logo no canto superior direito que, segunda ela, teria sido inspirada em suástica - Metrópoles - Foto: Reprodução/Material cedido ao Metrópoles

A vice-prefeita de Luziânia (GO), Ana Lúcia de Sousa e Silva (DEM), entrou, na terça-feira (12/4), com uma representação no Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), onde afirma que a logomarca utilizada em documentos oficiais da prefeitura é figura inspirada na suástica nazista.

No documento, a vice mandatária se diz “surpreendida” com despachos enviados pelo Secretário Municipal de Administração, Elias Cavalcante de Rocha Junior.

Veja imagens da logomarca:

3 imagens
Logomarca no cabeçalho de despacho
Ela afirma que a logomarca utilizada em documentos oficiais da prefeitura é figura inspirada na suástica nazista
1 de 3

A vice-prefeita de Luziânia, Ana Lúcia de Sousa e Silva entrou, nessa terça-feira (12/4), com uma representação no MP contra a logomarca oficial do Executivo Municipal

Reprodução/Material cedido ao Metrópoles
2 de 3

Logomarca no cabeçalho de despacho

Reprodução/Material cedido ao Metrópoles
3 de 3

Ela afirma que a logomarca utilizada em documentos oficiais da prefeitura é figura inspirada na suástica nazista

Reprodução/Material cedido ao Metrópoles

Em outro trecho, ela diz que a ideologia nazista “vem se impregnando” no governo municipal. De acordo com Ana Lúcia, o teor dos despachos enviados pelo secretário e dos pareceres jurídicos anexados no documento reverberam a “presença de uma concepção filosófica misógina e machista”.

Ela diz que o regime nazista limitava a mulher ao papel de esposa e mãe e pede que a utilização da logomarca seja proibida na administração municipal.

Atividade nazista no Brasil

Em 2019, uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) contabilizou 334 células neonazistas em atividade no país. A antropóloga e professora Adriana Abreu Magalhães Dias mapeou os grupos, que se concentram nas regiões Sul e Sudeste.

A pesquisa mostra que há registros de grupos localizados em cidades como Fortaleza, João Pessoa, Feira de Santana (BA) e Rondonópolis (MT). Porém, o estado com mais células é São Paulo, com 99 grupos, sendo 28 só na capital. Santa Catarina vem logo atrás com 69 células, seguido por Paraná (66) e Rio Grande do Sul (47).

De acordo com Ana Lúcia, os municípios de Luziânia e Pirenópolis, ambos no Entorno do Distrito Federal, abrigam atualmente quatro células de caráter hitlerista/nazista.

O outro lado

A reportagem do Metrópoles entrou em contato com o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (DEM), com a vice-prefeita do município, Ana Lucia Sousa, e com o secretário de Administração Municipal, Elias Carvalho. A vice-prefeita não respondeu aos questionamentos. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Em nota, a prefeitura do município ressaltou que “repudia veementemente a tentativa da vice-prefeita de tentar imputar ao Governo Municipal qualquer ligação com o nazismo”. De acordo com o órgão, a figura é “indiscutivelmente” um quebra-cabeça. Segue a nota na íntegra:

Nota à Imprensa by Felipe Torres on Scribd

O Metrópoles tentou também contato com o MPGO, que não respondeu aos questionamentos da reportagem. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?