metropoles.com

Viaduto entre Parque e SIG só depende do governo federal

Secretaria de Obras e Novacap aguardam resposta do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) acerca de correções no edital de licitação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O projeto de construção do viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), que vai ligar o Sudoeste, na altura da Avenida das Jaqueiras, ao Parque da Cidade, avançou.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF concluiu documento com adequações técnicas ao edital de licitação e aguarda aprovação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), responsável pelo repasse dos recursos da obra, para dar continuidade à licitação e execução do empreendimento, orçado em R$ 21,4 milhões.

Lançado em setembro de 2019, o Edital de Concorrência nº 001/2019 foi suspenso pelo Tribunal de Contas do DF (TCDF), em 3 de outubro, após alegações de irregularidades. Em 28 de novembro, os conselheiros da Corte de Contas autorizaram em plenário a continuidade da concorrência, desde que itens técnicos, preços e qualificações fossem corrigidos.

Em 2020, a Secretaria de Obras e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) concluíram o projeto com as adequações pedidas e o encaminharam para homologação no ministério. A análise passa pelo governo federal porque a verba será liberada via União.

Ciclovia

A construção do viaduto é discutida desde 2014, quando houve o primeiro embargo, devido a questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU) e de grupos de ciclistas, que alegavam a falta de ciclovias.

Depois de cinco anos discutindo o assunto, com reuniões entre a Secretaria de Obras e organizações não governamentais (ONGs), ficou acordado que as ciclovias não estariam contempladas no canteiro central do viaduto, apenas na lateral da Epig.

Pacificado esse ponto, o edital foi lançado em 2019, mas novas correções solicitadas giraram em torno de escavação, carga e transporte de material por trator no local e dos custos de referência.

Procurado pela reportagem, o Ministério do Desenvolvimento Regional não havia se manifestado, até a última atualização deste texto, para comentar se há previsão para liberar os recursos. O espaço permanece aberto.

Previsão

O viaduto é uma iniciativa do GDF para reduzir os longos engarrafamentos na intersecção da Epig com o Sudoeste e o Parque da Cidade. Ao todo, 22 mil carros passam pela via todos os dias. As promessas de melhoria se iniciaram ao longo do governo de Agnelo Queiroz (PT) e seguiram no de Rodrigo Rollemberg (PSB).

Mas só em 2019, quando a licitação foi lançada na gestão Ibaneis Rocha (MDB), que o certame avançou. A Novacap chegou a marcar o pregão para 10 de outubro, mas houve suspensão por conta de questionamentos. Agora, com a liberação, que ocorreu em 28 de novembro de 2019, por parte do TCDF, o empreendimento volta a caminhar.

O objetivo, com a construção, é tirar os semáforos que interferem no fluxo de veículos, como o que existe em frente ao Complexo da Polícia Civil e o que fica em frente à saída de carros do Parque da Cidade.

Os trevos na Epig serão feitos em trincheiras, ou seja, de forma subterrânea. A obra também permitirá sair do Sudoeste e pegar a Epig sentido Plano Piloto – e vice-versa – sem a necessidade de retorno.

Como o viaduto faz parte de uma série de intervenções do corredor Eixo Oeste, os trabalhos devem incluir o alargamento de vias. Com isso, no futuro, a estimativa é de que toda a Epig tenha quatro faixas, uma delas exclusiva para o BRT.

Daniel Ferreira/Metrópoles
Imagem aérea do Sudoeste: novo viaduto deve ajudar a desafogar o trânsito na Epig, uma das principais vias de acesso à região
Cinco viadutos

Quando os recursos forem liberados, as obras na Epig se somarão a outras intervenções viárias. Em 11 de fevereiro deste ano, o GDF anunciou a construção de outros cinco viadutos em pontos de tráfego intenso de veículos na capital da República.

De acordo com o governo, as intervenções viárias melhorarão acessos de regiões administrativas onde o gargalo de veículos em horário de pico é grande.

Na ocasião, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fauzi Nacfur, avaliou que as estruturas vão proporcionar mais fluidez no trânsito em pontos críticos da cidade. “Comprometem o tempo das pessoas quando vão para o trabalho ou quando voltam para casa. Teremos agilidade no trânsito”, frisou.

As previsões de obras são para o entroncamento do Recanto das Emas com a DF-001; para Sobradinho, no viaduto de acesso pela BR-020, chamado de viaduto do Comper; na ligação do Itapoã com o Paranoá; no entroncamento da EPNB com o Riacho Fundo; e na região sul do DF, próximo ao Mangueiral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?