metropoles.com

Vendas no Noroeste e Samambaia fazem mercado de imóveis no DF crescer 46%

Após os efeitos negativos decorrentes da pandemia do novo coronavírus até abril, o setor voltou a ganhar força na capital do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
RunStudio/Getty Images
Investimento em imóvel
1 de 1 Investimento em imóvel - Foto: RunStudio/Getty Images

O mercado imobiliário no Distrito Federal bateu o recorde de vendas no mês de outubro de 2020. Após os efeitos negativos decorrentes da pandemia do novo coronavírus até abril, o setor tem confirmado, no fim deste ano, crescimento real em relação a 2019.

O Índice de Velocidade de Vendas (IVV) ficou em 8,8% no segmento residencial para o mês mencionado. Comparado ao mesmo período de 2019, o número de imóveis vendidos cresceu 46% na capital do país, o que configura o sexto recorde quebrado este ano.

O Noroeste, com 80 unidades comercializadas, puxa a fila das cidades mais procuradas por quem deseja a casa própria. A região administrativa é seguida por Santa Maria (62) e Samambaia (47).

Entre janeiro e outubro de 2020, ocorreram 31 lançamentos no chamado Valor Geral de Lançamentos (VGL), o que resultou na marca de R$ 2,267 bilhões arrecadados.

Somente no segmento residencial, foram quatro novos prédios de moradia e 320 unidades comercializadas. São imóveis novos, na planta, em construção e prontos para ocupação.

“Esse crescimento tem sido uma tendência do ano de 2020, a partir do mês de maio. Logo após o início da pandemia, houve uma queda significativa, com aquela insegurança toda. Passados 2 meses, o mercado retornou”, afirmou o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Aroeira.

Motivações

Para ele, baseado em pesquisas da Ademi e de outras entidades, a primeira causa para o crescimento exponencial nas vendas é que a taxa de juros está no mínimo histórico. “Ou seja, o financiamento com os juros baixos faz com que as prestações caibam no bolso da população. As pessoas podem adquirir apartamento”, disse.

Além disso, Aroeira ressalta que a pandemia exigiu que as pessoas ficassem mais em casa. “O que aconteceu? As pessoas passaram a valorizar mais o imóvel como fundamental para a qualidade de vida. Desde maio, por exemplo, tem se tornado comum o aumento na venda de coberturas, apartamentos com varanda. Tem sido essa a tendência”, destacou.

3 imagens
O mercado está aquecido devido à baixa da Selic
De acordo com a pesquisa, 320 novos imóveis foram comprados em outubro
1 de 3

Feira será inaugurada no Sudoeste

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 3

O mercado está aquecido devido à baixa da Selic

Maskot/Getty Images
3 de 3

De acordo com a pesquisa, 320 novos imóveis foram comprados em outubro

Daniel Ferreira/Metrópoles
Em obra

Além disso, a pesquisa de opinião e informação realizada pela Ademi e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), baseando-se no IVV, apontou que, em outubro, 81,2% dos imóveis comercializados no Distrito Federal estavam em obra.

O comportamento reforça a confiança do comprador quanto ao momento para buscar a casa própria. “Esse público aproveita a combinação virtuosa do ambiente econômico, com a taxa de juro básico da economia (Selic) no seu menor patamar histórico, com estímulos adotados por instituições financeiras que reduziram os juros e aumentaram o limite para financiamento imobiliário em meio à pandemia”, diz o levantamento.

“O momento é oportuno para quem deseja comprar imóveis. Os lançamentos movimentam o mercado com novos produtos e os preços têm demonstrado tendência de alta. Seja para investir ou para morar, quem demorar a decidir vai perder boas oportunidades”, alerta o vice-presidente do Sinduscon-DF, Adalberto Valadão Júnior.

A pesquisa IVV de outubro mostra que o maior volume de vendas no DF foi registrado nas regiões do
Noroeste (80 unidades), de Santa Maria (62 unidades) e de Samambaia (47 unidades).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?