Vendas de Dia das Mães podem ter aumento de 26%, afirma Fecomércio-DF
Considerada uma das datas de maior faturamento para o comércio, estima-se que os consumidores devem gastar quase 50% a mais do que em 2021
atualizado
Compartilhar notícia
Considerada uma das datas de maior faturamento para o comércio, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) espera um aumento de 26% nas compras de presentes para o Dia das Mães na capital do país, em comparação com 2021. Além disso, estima-se que os consumidores devam gastar quase 50% a mais do que no ano passado.
Em 2021, um levantamento realizado após o período de vendas nesta data mostrou que houve crescimento efetivo de 22,5% no comércio, superando a marca de 15,25% registrada na pesquisa de intenção.
“Não me surpreenderia que as vendas este ano também ficassem acima do esperado no Dia das Mães. Isso ocorreu em quase todas as datas comemorativas no ano passado, principalmente no 2º semestre. Acreditamos que isso represente, de fato, um movimento de retomada da economia, provocado pelo avanço da vacinação, pela reabertura definitiva comércio em todo o Distrito Federal e também, agora, pelo fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados ”, analisa o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.
Consumidor
A pesquisa da federação mostrou que 64,16% dos entrevistados têm intenção de presentear alguém no Dia das Mães de 2022. O índice é similar ao registrado no ano passado (63,55%). Entre os 35,84% que não darão presentes, o motivo mais mencionado foi não ter a quem dar (51,98%). Outros 25,42% disseram estar com dificuldade financeira.
Quase metade dos consumidores entrevistados indicou que pagará suas compras por meio de dinheiro (24,84%) ou em cartão de débito (18,32%). Apesar disso, a opção mais mencionada foi o cartão de crédito (43,79%).
Sobre as preferências dos consumidores, ressalta-se que a maior parte se concentra entre a compra dos produtos roupas/acessórios (28,55%) e calçados/acessórios (22,75%).
Lojista
Assim como observado na visão do consumidor, a maioria dos lojistas espera vender mais no cartão de crédito (82,02%). Outros 15,81% esperam receber no débito. Apenas 1,19% dos lojistas esperam pagamento por Pix/Transferência. A opção dinheiro ficou com (0,99%).
A grande maioria dos lojistas (90,91%) declarou que irá manter os preços exercidos no Dia das Mães de 2021. Outros 8,89% declararam que vão aumentar os preços. Apenas 0,20% disseram que vão diminuir os valores dos produtos.
Coleta de dados
A coleta de dados se deu no período de 3 a 18 de março de 2022. A abordagem aos consumidores se deu de forma aleatória, em diferentes pontos de circulação do DF, resultando em uma amostra de 505 respondentes. Já a abordagem aos lojistas se deu de forma telefônica, compreendendo uma amostra de 506 empresas de diferentes segmentos, concentradas em várias regiões do DF.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.