metropoles.com

Veja quais são os 45 voos diretos que saem do DF. Número de viagens cresceu na pandemia

Companhias investiram em trechos para interior do Brasil. Municípios do Paraná e de Santa Catarina estão entre novos destinos a partir do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Inframérica/Divulgação
Aeroporto Internacional de Brasília
1 de 1 Aeroporto Internacional de Brasília - Foto: Inframérica/Divulgação

A pandemia do novo coronavírus e as restrições de viagens para o exterior, fez as companhias aéreas investirem em voos domésticos. No Aeroporto Internacional de Brasília, os destinos para dentro do país chegam a 45, incluindo rotas para o interior, antes inexistentes.

Antes da pandemia, o terminal brasiliense, administrado pela Inframerica, atendia 42 cidades com voos diretos. Hoje, aumentou esse número para 45 e é o único terminal aéreo do Brasil a conectar com todas as capitais.

Há ligação com cidades do interior que antigamente o aeroporto não conectava, como Londrina, no Paraná, e Navegantes, em Santa Catarina.

Como Brasília é um centro de conexão, isso gera uma oportunidade de destinos para cidades fora dos grandes centros urbanos.

Para este mês de dezembro, o terminal prevê a retomada de 70% dos voos, com cuidados e higienização a fim de evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Confira os 45 voos domésticos que saem do terminal: 

Sul
Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Londrina e Navegantes

Sudeste
São Paulo (Congonhas), Guarulhos, Campinas, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Belo Horizonte, Vitória, São José do Rio Preto, Uberlândia e Ribeirão Preto

Nordeste
Fortaleza, Salvador, Recife, São Luiz, Teresina, Barreiras, João Pessoa, Maceió, Aracajú, Imperatriz, Natal, Porto Seguro e Ilhéus

Centro Oeste
Cuiabá, Goiânia e Campo Grande

Norte
Manaus, Santarém, Belém, Rio Branco, Macapá, Marabá, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, Araguaína, Carajás e Cruzeiro do Sul

4 imagens
Higienização no terminal aeroportuário do DF
A medida foi tomada por causa do crescimento do coronavírus no Brasil
Bombeiros seguem atuando mesmo em meio à pandemia
1 de 4

Desinfecção no Aeroporto de Brasília

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 4

Higienização no terminal aeroportuário do DF

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 4

A medida foi tomada por causa do crescimento do coronavírus no Brasil

4 de 4

Bombeiros seguem atuando mesmo em meio à pandemia

Divulgação/Inframerica
Voos extras

Para esta 2ª quinzena do mês, estão previstos 4.063 voos. Para atender a demanda foram incluídos 266 viagens extras na malha área da capital federal. A circulação de passageiros para o período deverá ser de 565 mil pessoas. A previsão é que em dezembro o terminal brasiliense atinja 70% do seu movimento aéreo pré-Covid-19.

Por conta do aumento do fluxo, o aeroporto distribuiu mais pontos de álcool gel pelo terminal. Além dos mais de 65 pontos já existentes, a Inframerica instalou totens em cada portão de embarque.

Além disso, os bombeiros civis do termina desinfetam os ônibus e auxiliam na aferição de temperatura de passageiros no desembarque.

A concessionária instalou câmeras termográficas no embarque que medem a temperatura e verificam a utilização da máscara. Um bombeiro também acompanha todo o processo de entrada no terminal e orienta os passageiros. A limpeza de todo o aeroporto foi intensificada, assim como a dos sanitários, que recebem desinfecção total a cada uma hora e meia.

Em novembro a Inframerica registrou o fluxo de 850.960 mil passageiros e 7.557 voos. Em número de usuários, o aumento foi 6,7% sobre outubro, o que representa crescimento contínuo desde abril, quando a movimentação foi de apenas 5% do estimado para o período.

Com esse aumento, o terminal brasiliense recuperou 65% do seu tráfego pré-Covid-19, consolidando-se como o maior centro de conexão nacional. Atualmente, além dos 45 municípios do Brasil, o aeroporto atende dois destinos no exterior: Lisboa e Panamá, operados pela TAP e pela Copa Airlines, respectivamente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?