Veja quais deputados distritais não irão concorrer à reeleição em 2022
Levantamento feito pelo Metrópoles com os deputados mostra que, até o momento, apenas 4 nomes não devem buscar nova legislatura na CLDF
atualizado
Compartilhar notícia
Faltando pouco menos de oito meses para as Eleições deste ano, a maioria dos deputados distritais se lançará novamente nas urnas em 2 de outubro. Segundo levantamento feito pelo Metrópoles com os 24 parlamentares da Câmara Legislativa do DF (CLDF), pelo menos 16 já sinalizaram que pretendem tentar a reeleição.
Confira abaixo a pretensão de cada um dos deputados
Somente quatro congressistas declaram que não buscarão uma nova legislatura pela CLDF. Dois deles, Reginaldo Veras (PDT) e José Gomes (PTB), têm a pretensão de buscar uma cadeira na Câmara Federal. Já Leandro Grass, recém-filiado ao Partido Verde, se apresenta como candidato a governador. Arlete Sampaio (PT), após três mandatos, é a única que fala em se retirar da vida política.
Outros quatro deputados ainda aguardam definições dos respectivos partidos para anunciar aos eleitores os próximos passos. São eles: Agaciel Maia (PL), Martins Machado (Republicanos) e Rafael Prudente (MBD), mas todos adiantaram que pretendem concorrer a algum cargo.
A reportagem não conseguiu contato com o deputado Valdelino Barcelos (PP).
Desta forma, pelo menos a princípio, os eleitores do DF não devem ser surpreendidos com caso parecido com o ocorrido em 2018 com o ex-presidente da CLDF Joe Valle.
Há quatro anos ele chegou a lançar pré-candidatura ao Senado e foi especulado até mesmo ao Palácio do Buriti, mas recuou e decidiu se retirar da política. Em texto compartilhado com amigos à época, Valle afirmou a intenção de dedicar-se à vida pessoal e ao trabalho na fazenda de orgânicos Malunga.