Veja o que abre e o que fecha no DF nesta sexta no Dia do Servidor
O Governo do Distrito Federal (GDF) manteve o ponto facultativo para o Dia do Servidor, comemorado nesta sexta (28/10)
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta sexta-feira (28/10), é celebrado o Dia do Servidor. O Governo do Distrito Federal (GDF) manteve o ponto facultativo para a data comemorativa, enquanto a Câmara Legislativa (CLDF), o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e o Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) adiaram para a próxima semana. Com a definição, alguns serviços essenciais não funcionarão. Confira na lista abaixo:
Saúde
A Secretaria de Saúde informou que as emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto-atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta. A fundação Hemocentro atenderá, das 7h às 18h, o público mediante agendamento no site. Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) também continuarão funcionando sem parar. Os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrem na sexta e voltam a funcionar na segunda-feira (31/10).
No Dia do Servidor, não haverá vacinação. A testagem para Covid-19 ocorrerá apenas em serviços de emergência. As unidades básicas de saúde (UBS), Farmácias de Alto Custo, ambulatórios e policlínicas estarão fechadas na sexta-feira, mas voltam a atender normalmente na segunda-feira.
Comércio
A Fecomércio informou que não haverá qualquer alteração no comércio para o Dia do Servidor. Alguma mudança deverá ocorrer apenas no domingo (30/10), quando as empresas optantes pelo funcionamento terão que esquematizar o horário de votação de seus funcionários.
Mobilidade
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informou que não haverá alteração no trânsito por causa do Dia do Servidor. Em razão do ponto facultativo, todas as unidades estarão fechadas e não haverá atendimento presencial. Os serviços on-line, disponíveis por meio do aplicativo e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente. Além disso, os servidores que atuam na engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala.
De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), os ônibus vão operar normalmente com tabela de dia útil. E a Companhia do Metropolitano informou que o sistema de metrô funcionará como de costume.
Zoológico de Brasília
O Zoológico de Brasília irá funcionar normalmente no Dia do Servidor, das 8h30 às 17h. Não há venda antecipada de ingressos e os interessados devem adquirir as entradas no dia da visita, na própria bilheteria do Zoo. A venda de ingressos será das 8h30 às 16h. O pagamento de ingressos é somente em dinheiro, a inteira custa R$ 10.
Saneamento
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) não terá expediente na sexta, em razão do ponto facultativo do Dia do Servidor, mas as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. Também não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. O atendimento remoto, Agência Virtual, App, Site e telefone 115 funcionam ininterruptamente.
Energia
O atendimento presencial das lojas de atendimento e a agência móvel da Neoenergia irão funcionar normalmente no Dia do Servidor, das 9h às 17h. No entanto, os canais de atendimento virtual e o plantão operacional seguem disponíveis diariamente, de forma ininterrupta, por meio dos seguintes canais:
• WhatsApp (61) 3465-9318
• Aplicativo para smartphones “Neoenergia Brasília”
• Agência Virtual disponível no site neoenergiabrasilia.com.br
• Esclarecimento de dúvidas via redes sociais (enviar mensagem privada para @neoenergiabsb no Twitter)
• Relacionamento com clientes: telefone 116