Veja o que abre e o que fecha neste feriado de Dia do Evangélico no DF
Parte dos serviços públicos e privados vão sofrer mudanças nos horários de atendimento à população, alguns estarão fechados no feriado
atualizado
Compartilhar notícia
O feriado do Dia do Evangélico, celebrado nesta quinta-feira (30/11) no Distrito Federal, altera as rotinas de atendimento de serviços públicos e privados na capital da República.
As agências bancária estarão fechadas. Segundo a Federação do Comércio (Fecomércio), as lojas podem funcionar normalmente.
Óticas, papelarias, açougues, mercearias e hortifrútis podem funcionar de acordo com as regras definidas com os respectivos sindicatos. A decisão por abrir as portas, no entanto, é do dono de cada estabelecimento.
Shoppings e bares
Segundo o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista), o varejo nas entrequadras e shoppings poderá funcionar normalmente.
Bares, restaurantes, supermercados, drogarias e feiras também funcionam normalmente, segundo os sindicatos das respectivas categorias.
Saúde
Segundo a Secretaria de Saúde, a população terá acesso aos serviços de urgência e emergência nos hospitais, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e na Casa de Parto de São Sebastião.
A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24 horas e segue aberta e no feriado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continua à disposição pelo telefone 192.
UBSs fechadas
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão fechadas e voltam a atender normalmente na sexta (1º/12), a partir das 7h. Com exceção da UBS 9 de Ceilândia, fechada para manutenção até segunda-feira (4/12).
Os postos de vacinação estarão fechados no feriado. As salas de imunização abrem normalmente na sexta (3/12). As Farmácias de Alto Custo, fecham no feriado. Voltam a atender normalmente na sexta-feira e no sábado (2/12).
Transporte normal
Segundo o GDF, o transporte coletivo funcionará normalmente. O Metrô-DF opera das 5h30 até as 23h30. Os ônibus seguirão da tabela horária de dia útil.
O atendimento presencial ao público no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e no Departamento de Trânsito (Detran) será suspenso no feriado. O serviço volta a ficar disponível na sexta-feira.
Os serviços on-line do Detran, disponíveis por meio do aplicativo e do Portal de Serviços do Departamento, funcionarão normalmente. As equipes de engenharia e na fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala.
Eixão para carros
O Eixo Rodoviário, o Eixão, não será fechado. O fluxo de veículos seguirá normalmente.
As operações do DER, na Estrada Parque Ceilândia (DF-095 / Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul, e na BR-070, serão realizadas normalmente.
Segurança Pública
Os serviços de segurança da Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) funcionam sem interrupção.
Na Polícia Civil (PCDF), todas as 31 delegacias circunscricionais funcionarão em regime de plantão ininterrupto, assim como as delegacias da Mulher (Deam I e II) e as da Criança e do Adolescente (DCA I e II).
Funcionam como Centrais de Flagrante as seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ªDP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.
O atendimento da Defesa Civil será em regime de plantão. Em caso de necessidade, a população pode acionar os serviços pelos telefones 193 ou 199
Procon e Na Hora
Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania , não haverá atendimento presencial no Procon e as unidades do Na Hora. As unidades do Conselho Tutelar e Centro Integrado 18 de Maio também estarão fechadas.
As demandas urgentes dos Conselhos Tutelares podem ser registradas pelo telefone 125, contato do Cisdeca, canal de comunicação entre a população do DF e o Poder Público.
As demandas urgentes do Centro Integrado 18 de Maio serão atendidas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.
Os Núcleos do Programa Direito Delas estarão fechados. No entanto, atendem em regime de plantão pelo telefone (61) 98382-0130.
A Unidade do Na Hora Perícia Médica Federal estará aberta, das 7h às 19h. O endereço é Setor Comercial Sul, Quadra 4, bloco A, Edifício Luiz Carlos Botelho. O telefone de contato é o 135.
Restaurantes comunitários
Os restaurantes comunitários de Planaltina, Recanto das Emas, Sol Nascente / Pôr do Sol e Arniqueira estarão abertos. As unidades oferecem refeições completas, café da manhã, almoço e jantar.
O serviço de acolhimento do Centro Pop, o serviço de Proteção Social (UPS) e a Central de Vagas segue aberto durante o feriado.
Estarão fechadas as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Convivência (Cecon).
Caesb
Não haverá atendimento ao público na Caesb. As equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. O aplicativo, o site e o telefone 115 funcionam normalmente.
A Neoenergia Brasília também não fará atendimento ao público. A população poderá utilizar os canais digitais da distribuidora para acessar os serviços.
Confira pontos culturais e turísticos abertos:
Mirante da Torre, das 9h às 18h45;
Biblioteca Nacional de Brasília, das 9h às 21h;
Casa do Cantador, das 19h às 23h;
Centro Cultural Três Poderes, das 9h às 17h;
Espaço Oscar Niemeyer, das 9h às 17h;
Complexo Cultural Samambaia, das 16h às 19h;
Complexo Cultural de Planaltina, das 9h às 22h30;
Espaço Cultural Renato Russo, das 10h às 22h;
Museu de Arte de Brasília, das 10h às 19h;
Museu do Catetinho, das 9h às 17h;
Memorial dos Povos Indígenas, das 9h às 17h e;
Museu Nacional da República, a partir das 19h.
Estarão fechados: Biblioteca Pública de Brasília, Cine Brasília, Centro de Dança, Concha Acústica, Eixo Cultural Ibero-americano e Museu Vivo da Memória Candanga.
Zoo
O Jardim Zoológico de Brasília funcionará normalmente, das 8h30 às 17h. A bilheteria fecha às 16h.
O Planetário de Brasília também não terá mudanças no atendimento e receberá o público das 7h às 19h30.
O Jardim Botânico de Brasília abrirá as portas para visitação pública em horário normal, das 9h às 17h, com entrada permitida até às 16h30. A entrada é gratuita para pedestres e ciclistas entre 7h30 e 8h50.
Parques
Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente. Confira os horários:
Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h
Parque Ecológico Águas Claras: das 5h às 22h
Parque Ecológico Areal: das 6h às 18h
Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h
Parque Distrital das Copaíbas: das 8h às 18h
Parque Ecológico do Cortado: das 6h às 20h
Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h
Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h
Parque Recreativo do Gama: das 6h às 18h
Parque Ecológico do Lago Norte: das 6h às 18h
Parque Ecológico Olhos d’água: portão principal das 5h30 – 20h e nos portões laterais das 6h – 18h
Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 18h
Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 22h
Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h
Parque Ecológico Saburo Onoyama: das 6h às 18h
Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 20h
Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 18h
Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 22h
Governo Federal
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que haverá expediente normal nos órgãos da administração pública direta localizados no DF durante o feriado.