Veja nome escolhido para múmia “recepcionista” do Hemocentro
O nome vencedor recebeu 47% dos votos. Ao todo, a enquete de Halloween do Hemocentro recebeu 3.347 votos
atualizado
Compartilhar notícia
No início desta semana, o Hemocentro de Brasília pediu às pessoas que votassem e escolhessem o nome da múmia “recepcionista” do local. Com a pesquisa finalizada, o nome vencedor foi Sanguínea, com 47% dos 3.347 votos.
Os outros nomes, que perderam, eram:
- Anêmica
- Nefertiti
- Pavorosa
Ainda na campanha de Halloween, o Hemocentro divulgou que, quem for doar sangue fantasiado até 31 de outubro, vai receber “uma surpresa especial”.
Como Doar
Desde março, não é mais necessário agendar doações de sangue no período da tarde. Assim, os doadores podem se dirigir diretamente à unidade hospitalar entre 14h e 18h.
Contudo, nos horários da parte da manhã, a partir das 7h15, de segunda a sábado, ainda é necessário o agendamento, que pode ser feito pelo site agenda.df.gov.br ou pelos telefones 160 opção 2 ou 0800 644 0160.
A Fundação Hemocentro de Brasília fica no Setor Médico Hospitalar Norte. Porém, pensando na população fora do Plano Piloto, o espaço também disponibilizará uma unidade móvel de coleta. A primeira ação será em Águas Claras, no dia 7 de maio.
Quem pode doar
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar em boa condição de saúde, além de bem alimentado e hidratado.
Recomenda-se que aqueles que passaram por cirurgia, exame endoscópico ou tiveram doenças recentemente consultem o site do Hemocentro para verificar sua elegibilidade.
No caso de dengue, é necessário esperar 30 dias após o desaparecimento dos sintomas antes de doar sangue. Para casos de dengue hemorrágica, o período de espera é de seis meses. Se houve contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias, é necessário aguardar 30 dias desde a última relação.
Pessoas com gripe devem esperar 15 dias após o término dos sintomas para doar sangue.
Para aqueles que tiveram Covid-19, é necessário esperar 10 dias após o fim dos sintomas, desde que não haja sequelas. Se a infecção foi assintomática, o período de espera é contado a partir da data do exame.