Veja como será o funcionamento dos cemitérios do DF no Dia de Finados
No feriado de Finados, os cemitérios serão abertos às 7h e a entrada de visitantes permitida até as 18h
atualizado
Compartilhar notícia
Durante o Dia de Finados, neste próximo 2 de novembro, os cemitérios que pertencem ao Campo da Esperança, no Distrito Federal, terão funcionamento especial. A visitação aos túmulos será aberta às 7h, e a entrada de visitantes permitida até as 18h. O encerramento das atividades ocorrerá às 19h.
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), responsável pela gestão dos cemitérios do Distrito Federal, prevê um grande fluxo de pessoas nos locais de sepultamento e espera receber mais de 600 mil visitantes que passarão pelas seis unidades neste sábado (2/11).
Nos locais, a pasta vai oferecer, em tendas ao lado das administrações, atendimentos com psicólogos, orientações e serviços de ouvidoria. O atendimento ao público funcionará das 7h às 18h. Já o atendimento telefônico, por meio do (61 3245-7841), será das 7h às 19h.
Velórios e sepultamentos ocorrerão normalmente no feriado. A empresa Campo da Esperança administra os seis cemitérios do DF localizados na Asa Sul, Brazlândia, Gama, Planaltina, Taguatinga e Sobradinho.
De acordo com a empresa, todos os cemitérios aumentarão o número de terminais e de atendentes no feriado. Serão 17 terminais e 27 atendentes extras para reforçar o trabalho, além de 170 funcionários da empresa, que permanecerão nos cemitérios durante todo o dia.
Além disso, a empresa oferecerá transporte interno gratuito nos quatro maiores cemitérios do DF: Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho. O serviço funcionará durante todo o dia.
O intervalo entre uma viagem e outra de van será em média de 15 minutos, com ponto de partida na entrada principal.
Acessos
A entrada de pedestres será livre pelo portão principal de cada cemitério. Todas as entradas estarão sinalizadas e serão fiscalizadas pelos órgãos de trânsito.
Apenas no cemitério Campo da Esperança da Asa Sul serão liberados três portões: o principal, ao lado do templo da LBV; o do Parque da Cidade, em frente ao Estacionamento 6; e o que fica virado para o Setor Policial, próximo ao ponto de ônibus.
Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho: somente será permitida a entrada de veículos com autorização de vaga especial para idoso, pessoa com deficiência ou pessoa autista emitida pelo Detran-DF. Em Planaltina e Brazlândia não será permitida a entrada de veículos.
Segurança
A equipe de segurança particular que presta serviço à concessionária será reforçada dentro dos cemitérios. Na área externa, a segurança será feita pela Polícia Militar (PMDF).
No Dia de Finados, a Campo da Esperança Serviços contará ainda com o apoio da Secretaria da Segurança Pública, da Secretaria de Justiça, do DF Legal, das administrações regionais, da Polícia Civil, do Detran-DF, do DER-DF e do Corpo de Bombeiros.
Não será permitida a presença de vendedores ambulantes no interior dos cemitérios. A responsabilidade pela segurança, pelo trânsito e pela fiscalização é dos órgãos do GDF.