metropoles.com

Veja como será esquema de segurança para posse de parlamentares no DF

Primeiro grande evento na capital após o fim da intervenção na segurança terá tropas especializadas, monitoramento da Força Nacional e mais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Foto colorida da polícia durante atos golpistas de 8 de janeiro
1 de 1 Foto colorida da polícia durante atos golpistas de 8 de janeiro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Parlamentares tomam posse no Congresso Nacional nesta quarta-feira (1º/2), no primeiro grande evento que vai mobilizar a segurança pública após o fim da intervenção federal. Para evitar qualquer intercorrência, um Protocolo de Ações Integradas (PAI) será seguido. O documento traz medidas como atuações de tropas especializadas, monitoramento da Força Nacional e outras.

As medidas foram definidas pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), agora comandada por Sandro Avelar, e o documento traz determinações como fechamento da Esplanada dos Ministérios para trânsito de veículos, reforço nos efetivos das delegacias e monitoramento de imagens de câmeras, drones e informações enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que terá representação de órgãos como a Polícia Federal e a Força Nacional.

No Ciob, mais de 30 instituições vão observar toda a movimentação na região central de Brasília em tempo real. Representantes das instituições como Câmara dos Deputados, Senado Federal, Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão entre os observadores.

A Polícia Militar do DF (PMDF) ainda vai reforçar o policiamento em toda região da Esplanada, com atuação conjunta com unidades especializadas da corporação e da Polícia Civil. Tropas de choque, cavalaria, operações aéreas, policiamento com cães e operações especiais estarão atuando em apoio.

Na Praça dos Três Poderes, haverá acesso restrito aos políticos e convidados das cerimônias. Os 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022 tomam posse em sessão marcada para às 10h desta quarta-feira, enquanto os 27 senadores eleitos, que representam um terço das 81 cadeiras do Senado, serão empossados a partir das 15h. O ano legislativo também retoma atividades, nesta quinta-feira (2/2).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?