Veja como foi o Debate Metrópoles entre os candidatos ao Senado no DF
Debate com os quatro candidatos ao Senado mais bem colocados em pesquisa no DF foi transmitido ao vivo pelo canal do Metrópoles no YouTube
atualizado
Compartilhar notícia
O Metrópoles promoveu, nesta quinta-feira (22/9), o debate entre candidatos ao Senado pelo Distrito Federal. O embate de ideias foi transmitido ao vivo pelo canal do portal no YouTube.
Veja aqui como foi:
Os quatro candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenção de voto Metrópoles/Ideia, divulgada na segunda-feira (19/9), compareceram. São eles: Flávia Arruda (PL), Damares Alves (Republicanos), Rosilene Corrêa (PT) e Joe Valle (PDT), respectivamente.
Pesquisa Metrópoles/Ideia: veja intenção de voto para o Senado no DF
O debate foi dividido entre três blocos. Na primeira parte da transmissão, os candidatos se apresentaram; em seguida, direcionaram perguntas aos adversários. Depois, os candidatos responderam aos questionamentos de jornalistas do Metrópoles. Na última etapa da sabatina, os postulantes ao Senado voltaram a fazer questionamentos entre si e, na sequência, fizeram as considerações finais.
Leia o perfil dos candidatos:
Damares Alves (Republicanos)
Damares Alves, 58 anos, nasceu no Paraná e, ainda na infância, mudou-se para a região Nordeste. Ela é advogada, educadora e pastora evangélica.
Em 1980, ajudou a fundar o Comitê Estadual do Movimento Nacional Meninas e Meninos de Rua, em Aracaju. Em Brasília há 25 anos, fundou movimentos pró-vida, pró-família e atuou como assessora parlamentar.
Entre janeiro de 2019 e abril de 2022, Damares ocupou o cargo de ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem é aliada.
Flávia Arruda (PL)
Flávia Arruda nasceu em Taguatinga, no Distrito Federal, em 21 de janeiro de 1980. Ela é formada em educação física e direito.
Nas eleições de 2018, Flávia Arruda foi a mais votada na disputa pelas oito vagas do DF na Câmara dos Deputados. Foi a primeira vez em que a brasiliense, casada com o ex-governador José Roberto Arruda (PL), ocupou cargo eletivo.
Flávia estreou na política em 2014, como candidata a vice-governadora na conturbada chapa de Jofran Frejat, que morreu em 2020. Na gestão de Jair Bolsonaro, atuou como ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República.
Joe Valle (PDT)
Joe Valle é formado em engenharia florestal e proprietário da Fazenda Malunga, produtora de alimentos orgânicos.
Joe atuou como secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, no Ministério da Ciência e Tecnologia. O candidato foi eleito deputado distrital pela primeira vez em 2010, quando recebeu 13 mil votos.
Como parlamentar, criou e presidiu a Comissão de Fiscalização, Transparência, Governança e Controle da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Reeleito em 2014, atuou como presidente da Casa entre 2017 e 2018.
Rosilene Corrêa (PT)
Rosilene Corrêa nasceu em Petrolina de Goiás (GO), cursou o magistério e se graduou em pedagogia. Em 1982, assumiu cargo de professora da rede pública de ensino goiana.
Em 1992, a professora se mudou para Taguatinga e foi aprovada no concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Atuou como diretora do Sindicato dos Professores na capital do país (Sinpro-DF) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Filiada ao PT, Rosilene é a candidata ao Senado do ex-presidente Lula pelo Distrito Federal. Essa é a primeira vez em que ela disputa um cargo eletivo.