Veja como foi a agenda dos candidatos ao GDF nesta terça (30/8)
A reportagem está cobrindo a agenda dos seis candidatos mais bem pontuados nas pesquisas Metrópoles/Idea
atualizado
Compartilhar notícia
Candidatos ao Palácio do Buriti foram às ruas nesta terça-feira (30/8) para angariar eleitores para o próximo 2 de outubro. As agendas ocorreram em diversas regiões do Distrito Federal, como Taguatinga, Asa Sul, Samambaia, São Sebastião e Núcleo Bandeirante. Os postulantes estão em campanha pela capital federal desde 16 de agosto.
A reportagem está cobrindo a agenda dos seis candidatos mais bem pontuados nas pesquisas Metrópoles/Idea.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Ibaneis Rocha (MDB)
O candidato à reeleição pelo MDB, Ibaneis Rocha, iniciou o dia com entrevista para uma rádio local e, em seguida, participou de sabatina com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF). Durante a conversa, o emedebista falou sobre cidadania, desenvolvimento social e econômico, tecnologia, inovação, entre outros temas.
Ibaneis comentou ainda sobre a criação do Instituto de Terras do DF. A ideia é a de que o órgão seja uma subsidiária da Terracap e cuide da legalização de terras rurais. O candidato voltou a falar que pretende fortalecer a união da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). Nesta terça, Ibaneis também disse que planeja conceder reajuste salarial geral aos servidores em um segundo mandato. “Um reajuste que atenderia os quatro anos e parcelado”, comentou.
Leila Barros (PDT)
Nesta terça, Leila do Vôlei e o candidato à Presidência da República pelo mesmo partido, Ciro Gomes, caminharam pelo comércio no Núcleo Bandeirante. Na ocasião, afirmou “estar pronta para ser a governadora do Distrito Federal”. “Para que cada criança possa acreditar em si e para que o futuro volte a sorrir para nossa gente. Vamos colocar as pessoas em primeiro lugar”, concluiu.
Às 18h, a candidata ainda realizou panfletagem na Rodoviária do Plano Piloto e destacou a aproximação com a população. “A estratégia é intensificar a rua. Esse contato com a população faltou nesses últimos anos por conta da pandemia”, avalia.
Leandro Grass (PV)
O candidato ao governo do Distrito Federal Leandro Grass (PV) passou pelo Recanto das Emas, além de ter cumprido algumas agendas na Câmara Legislativa nesta tarde.
Em encontro com representantes do ramo de comércio e serviços na manhã desta terça, Grass afirmou que o comércio é uma das grandes saídas para garantir mais renda, emprego e desenvolvimento para a economia do Distrito Federal. O evento ocorreu no Clube dos Comerciários do DF, no Recanto das Emas, e teve a presença também da candidata ao Senado Rosilene Corrêa (PT).
Keka Bagno (Psol)
Já Keka, também candidata ao GDF, passou o dia pelo Plano Piloto. De manhã foi até ao Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) junto ao candidato à reeleição para deputado distrital Fábio Felix e, em seguida, participou de sessão solene pelos 60 anos do Sindicato dos Jornalistas do DF.
Á tarde, Keka foi sabatinada no Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) e, à noite, participou de um manifesto em prol de povos de matriz africana e ameríndia que moram no DF.
Izalci Lucas (PSDB)
Izalci Lucas, candidato ao GDF pela coligação PSDB-Cidadania e PRTB esteve em São Sebastião, onde conversou com comerciantes. Na ocasião, afirmou que planejamento é a solução para a infraestrutura do DF, além de ter falado sobre educação, afirmando que as escolas públicas precisam funcionar em tempo integral.
Criticou também a estrutura das escolas para os estudantes como, segundo ele, “falta de banda larga, refeitório em bom estado, auditório e merenda de qualidade”. “O governo precisa cuidar disso, pois o único instrumento de transformação é a educação, é ela que da igualdade de oportunidades”, opinou.
Paulo Octávio (PSD)
O candidato ao Buriti pelo PSD, Paulo Octávio, caminhou por comércios, paradas de ônibus e lanchonetes de Taguatinga Centro. Conversou com a população nas ruas, lojistas, comerciantes e camelôs. Em seguida, finalizou com uma carreata pela Samdu, retornando pela Comercial Norte.