metropoles.com

Veja 5 pontos em que o DF avançou em 2019 e 5 desafios para 2020

Reabertura de delegacias 24h está entre as conquistas. Mas apagões de energia é um dos problemas que precisam ser combatidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Primeiro ano de Ibaneis Rocha (MDB) à frente do Governo do Distrito Federal, 2019 registrou melhorias e cumprimento de promessas de campanha, mas ainda há pontos que precisam avançar.

O emedebista sucedeu Rodrigo Rollemberg (PSB) no Palácio do Buriti com uma série de insatisfações da sociedade e de servidores a serem resolvidas.

O Metrópoles reuniu cinco pontos de avanço e cinco que ainda precisam ser viabilizados. Confira abaixo.

Cinco pontos nos quais o GDF avançou em 2019:

Delegacias

O governo reabriu delegacias 24 horas. Até o início do ano, 15 unidades ficavam abertas apenas entre 9h e 19h, em dias úteis. O horário reduzido existia, desde setembro de 2016, por falta de estrutura para o atendimento ao público. A normalização dos serviços foi realizada aos poucos, devido à aprovação da Lei nº 6.261, que instituiu o serviço voluntário na Polícia Civil do DF (PCDF).

Em 6 de janeiro, o GDF normalizou os serviços das delegacias de Ceilândia Norte (19ª DP), que abrange o Sol Nascente, e do Núcleo Bandeirante (11ª DP), responsável também pela cobertura do Park Way.

Em fevereiro, foi a vez da 3ª DP (Cruzeiro); 9ª DP (Lago Norte); 10ª DP (Lago Sul); 35ª DP, em Sobradinho II; 23ª DP, no PSul, em Ceilândia; 2ª DP, na Asa Norte; e da 32ª DP, em Samambaia Sul. Em março, o expediente mudou na 14ª DP (Gama), na 8ª DP (SIA) e na 31ª DP (Planaltina).

Mais três delegacias terão plantão 24h a partir desta sexta (15/3)

Segurança: em 20 dias, todas as delegacias vão funcionar 24 horas

Arenaplex –  o complexo do Mané Garrincha

Depois de um longo período sem conseguir aprovar parcerias público-privadas (PPPs), o GDF avançou na Arenaplex. A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e o consórcio Arena BSB assinaram, em julho, o contrato de concessão, por 35 anos, do Centro Esportivo de Brasília.

Além da gestão da área que abrange o Estádio Nacional Mané Garrincha, o Ginásio Nilson Nelson e o Complexo Aquático Cláudio Coutinho, o modelo de negócio prevê a construção de um boulevard, espaço integrado de convivência, entretenimento e lazer.

Arenaplex terá gestão compartilhada por seis meses entre empresa e GDF

Consórcio da Arenaplex quer arrecadar R$ 3 bi e gerar 4 mil empregos

Escolas de gestão compartilhada

Depois de forte polêmica com o Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), o governador conseguiu aprovar, na comunidade escolar, a implantação de 10 escolas de gestão compartilhada com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

No início da gestão, ele implantou o projeto em quatro escolas nos centros educacionais 3, de Sobradinho; 308, do Recanto das Emas; 1, da Estrutural; e 7, de Ceilândia. Depois, conseguiu a expansão para outras seis. Até o final do mandato, Ibaneis pretende ter 40 escolas de gestão compartilhada no DF.

DF terá mais 6 escolas de gestão compartilhada com a Polícia Militar

Ibaneis implementará gestão compartilhada com a PM nas escolas que rejeitaram modelo

Iges-DF

Alvo de críticas de deputados distritais e inviabilizado como modelo em todos os outros governos que tentaram implantar a novidade, Ibaneis conseguiu a liberação para que um serviço social autônomo administrasse unidades públicas de saúde.

Instituto de Gestão Estratégia de Saúde (Iges-DF) está à frente da administração de seis unidades de pronto atendimento (UPAs) da capital, do Hospital de Base (HBDF) e do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

Além disso, em dezembro de 2019, os distritais aprovaram a autorização para o Iges-DF construir sete novas UPAs. A previsão é que as unidades entrem em funcionamento em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo II, Planaltina, Paranoá e Vicente Pires.

Sob nova gestão no DF, UPAs e hospitais registram aumento de atendimentos

Câmara Legislativa autoriza Iges-DF a construir sete novas Upas

Novas administrações

Com o aval da Câmara Legislativa, o GDF elevou o número de administrações regionais para 33, com a criação de Arniqueira e do Sol Nascente/Pôr do Sol. A descentralização das demandas é um passo para resolver os problemas da população com mais rapidez e eficiência.

A Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol foi promessa de Ibaneis nas eleições de 2018.

Governo sanciona lei que cria Região Administrativa de Arniqueira

Aprovada criação da Região Administrativa do Sol Nascente e Pôr do Sol

Confira cinco pontos nos quais o GDF ainda precisa avançar:
Reajuste dos servidores

As negociações para o reajuste salarial da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros é um pleito das categorias há anos. Houve expectativa de que o aumento sairia após a assinatura, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), de uma medida provisória na véspera de Natal de 2019, que aplicaria 8% de recomposição nas remunerações.

Mas o assunto ficou para 2020 depois do chefe do Executivo anunciar que o tema será discutido por meio de projeto de lei.

Reivindicada por 32 categorias do funcionalismo, a terceira parcela do reajuste concedido em 2013, no governo de Agnelo Queiroz (PT), continuou de lado. E o GDF ainda analisa se poderá pagar os valores em 2020.

DF: Bolsonaro não dará reajuste a policiais e bombeiros por MP

STF vota recurso sobre futuro da 3ª parcela dos servidores do DF

Apagões

Em 2019, o DF sofreu com sucessivos apagões. Alguns causaram prejuízos a moradores e comerciantes. Em 18 de novembro, por exemplo, 4.081 unidades habitacionais de de Samambaia, Asa Sul e São Sebastião ficaram horas sem energia elétrica.

Já em abril, o desabastecimento de Furnas afetou as subestações de Brazlândia, Núcleo Bandeirante, Ceilândia Sul e Norte, Taguatinga e Taguatinga Norte, interrompendo o fornecimento de energia para 280.637 unidades consumidoras por cerca de uma hora e meia.

Falta de energia afeta 4.081 consumidores nesta segunda

Apagão durou 1h30 e afetou mais de 280 mil residências no DF

Alimentação dos alunos

A merenda escolar ainda apresenta recorrentes problemas no DF. Em outubro de 2019, por exemplo, alunos da rede pública só tinham prato com arroz branco e salada para almoço ou pão puro com suco para o café da manhã.

Em entrevista ao Metrópoles, o governador Ibaneis Rocha disse que está em tramitação um projeto para que a gestão da alimentação nas escolas seja feita por organização social (OS), cabendo ao GDF apenas a cobrança da qualidade do atendimento.

Arroz, salada e só: falta carne na merenda das escolas públicas do DF

Problemas na merenda escolar vão de armazenagem a sobrepreço, diz TCDF

Transporte público

Embora existam novos ônibus rodando nas ruas do DF, o transporte público na capital da República ainda é motivo de insatisfação. A lotação é a principal queixa dos usuários do sistema no Distrito Federal e Entorno, segundo estudo do Ministério Público do DF e dos Territórios (MPDFT) e o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC).

Os problemas do asfalto se repetem nos trilhos. Falha de sinalização e trincas são alguns dos motivos que pararam ou reduziram a operação do metrô em 2019.

MPDFT: principal reclamação de passageiros é sobre ônibus lotados

Metrô-DF opera com velocidade reduzida

Estragos das chuvas

Quem mora no Distrito Federal sabe que todo ano a chuva causa estragos na região. O cenário após os temporais é sempre o mesmo: árvores caídas, tesourinhas alagadas e falta de energia elétrica. Em 2019, não foi diferente.

Em 10 de dezembro, por exemplo, uma cratera se abriu durante forte chuva e engoliu quatro carros que estavam parados na 709/909 Sul.

Chuva forte causa alagamentos e danifica sepulturas no DF

Vídeos. Chuva deixa rastro de destruição no DF. Tem alerta hoje

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?