Valdetário Monteiro é nomeado procurador da OAB para tribunais superiores
Ex-secretário chefe da Casa Civil do GDF assumiu o cargo nesta segunda-feira (22/06)
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-secretário-chefe da Casa Civil do GDF, o advogado Valdetário Andrade Monteiro foi nomeado procurador da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para os tribunais superiores.
O cearense assume o cargo menos de uma semana após deixar o governo local. A partir de agora, ele será o responsável pela interlocução com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Superior Tribunal Militar (STM).
A Portaria da OAB foi publicada dois dias depois do então secretário Valdetário Monteiro pedir o afastamento do GDF. Monteiro é professor de Direito Processual Civil e Direito Tributário, sendo autor de mais de uma dezena de livros de Direito além de ter presidido a Academia Cearense de Letras Jurídicas.
Exoneração
Valdetário Andrade Monteiro formalizou a exoneração às 23h06 dessa quarta-feira (17/03). Ele resolveu voltar para a advocacia e deixar o dia a dia do GDF.
Confira a carta que ele escreveu ao deixar em cargo:
“Venho, com costumeiro e sempre merecido respeito, requerer exoneração do cargo de Secretário de Estados-Chefe da Casa Civil, agradecendo desde logo a magnífica oportunidade e o enorme aprendizado ao longo dos meses. Certo dos esforços pessoais e coletivos de fazer o melhor pelo GDF com o sentimento de dever cumprido, espero deferimento”.
Segundo fontes ouvidas pela coluna Grande Angular, Ibaneis tomou conhecimento do pedido e teria compreendido as aspirações pessoais do amigo advogado. Mais do que a relação de subordinação, a convivência de Ibaneis e Valdetário é pessoal, eles são amigos antigos, confidentes.
Questionado se houve algum desentendimento com o governador, Valdetário afirmou que “jamais” e registrou: “Adoro Ibaneis. Ele é um gigante na inteligência e na gestão”