Vai passar o Réveillon no DF? Veja o que abre e o que fecha no feriado
Diversos estabelecimentos do Distrito Federal deixam de funcionar no último dia do ano e no primeiro de 2022. Confira os horários
atualizado
Compartilhar notícia
Com a chegada do Réveillon, alguns estabelecimentos do Distrito Federal deixarão de atender ao público. O feriado impacta a rotina do brasiliense tanto na véspera quanto no primeiro dia de 2022.
Quem for passar a data na capital do país deve ficar atento aos horários de pontos turísticos, locais de diversão e lazer e demais serviços. Confira abaixo o que abre e o que fecha no DF.
Réveillon 2022: seis festas para curtir a noite da Virada no DF
Comércio
Segundo o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), lojas de rua e de shoppings fecham a partir das 15h desta sexta-feira (31/12). Os estabelecimentos não abrirão em 1º de janeiro de 2022.
Saúde
Em 31 de dezembro de 2021 e 1º de janeiro de 2022, alguns serviços da rede pública de saúde funcionarão em horário reduzido.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os ambulatórios e as policlínicas vão funcionar até as 14h no dia 31. No sábado, estarão fechadas. O mesmo ocorrerá com as farmácias de alto custo. No entanto, serão distribuídas senhas até as 12h. O Hemocentro abrirá das 7h15 às 12h, no dia 31, e fecha no sábado.
Na sexta-feira, será possível se imunizar nas salas de vacina e nos postos de vacinação até as 12h. No dia 1°, não haverá expediente.
Todas as emergências dos hospitais regionais e as unidades de pronto atendimento (UPAs) funcionam 24h. Assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que atende de forma ininterrupta pelo telefone 192.
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, estarão com atendimento 24h. Os outros Caps, dos tipos I e II, funcionarão até as 14h, no dia 31, e não abrem no dia 1º.
Transporte público
No dia 31, os ônibus circularão normalmente, com tabela horária de dia útil. Haverá reforço de viagens nas linhas mais procuradas para atender o fechamento do comércio. No dia 1º, os coletivos circularão com a tabela de feriado. Os horários e itinerários podem ser visualizados em dfnoponto.semob.df.gov.br.
O metrô funcionará das 5h30 às 21h, na sexta-feira, e das 7h às 19h, no sábado.
Fiscalização e segurança
O Departamento de Trânsito do DF abrirá das 7h às 14h, no dia 31, e fecha no sábado. Os serviços on-line, disponíveis por meio do aplicativo e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente. Todas as delegacias do DF funcionam 24h, em regime de plantão.
Demais serviços
A Companhia Energética de Brasília (CEB) abrirá normalmente nos dias 31 e 1º de janeiro. As equipes de manutenção trabalham 24h, nos sete dias da semana, e não param em nenhum feriado.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) terá expediente até as 12h do dia 31. No dia 1°, as equipes de manutenção trabalharão em regime de plantão, sem atendimento remoto. Agência Virtual, app, site e telefone 115 funcionam ininterruptamente.
O Banco de Brasília (BRB) abre ao público somente na sexta-feira, das 9h às 11h.
Os postos do Na Hora estarão abertos na sexta somente até as 14h. E não abrem no sábado. O mesmo ocorre com o Procon.
Lazer e cultura
O Jardim Zoológico estará aberto, na sexta e no sábado, das 9h às 17h.
O Jardim Botânico funciona das 9h às 12h, na sexta, e fecha no sábado – os dois restaurantes não vão funcionar em nenhum dia.
O Planetário de Brasília não abrirá as porta, assim como o Complexo Cultural da República.
O Centro Cultural Três Poderes (exceto o Panteão) abrirá das 9h às 12h, no dia 31, e fecha no dia 1°. O espaço funciona no domingo (2/1), das 9h às 17h. O mesmo ocorrerá com o Memorial dos Povos Indígenas.
A Biblioteca Nacional de Brasília abre somente na sexta, de 9h as 12h. O Museu Nacional da República não funcionará em nenhum dos dias.
O Espaço Cultural Renato Russo abrirá no dia 31, das 9h às 14h. Mas fecha no dia 1°, assim como o Museu Vivo da Memória Candanga.
O Eixão do Lazer estará aberto à população no sábado, das 8h às 18h.